Últimas Notícias

Publicada em 23/03/2023 - 08h43
Por Da Redação

MIDR reconhece situação de emergência em cinco cidades atingidas por desastres naturais

Os municípios são dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Piauí.


publicidade


Foto: Reprodução MIDR reconhece situação de emergência em cinco cidades atingidas por desastres naturais

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em cinco cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU).

Anápolis, em Goiás, Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Acará, no Pará, foram afetadas por chuvas intensas. Em Pernambuco, Tacaimbó enfrenta um período de estiagem. Já São Raimundo Nonato, no Piauí, está em seca, que é um período de estiagem prolongado.

Ao todo, o Brasil tem 1.403 municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres naturais.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.


Fonte: Com informações do gov.br


Tópicos: MIDR situação emergência cidades desastres naturais

Avaliação:

publicidade