Últimas Notícias

Publicada em 16/04/2019 - 22h21
Por Francisco Alves

Prefeitura inicia vacinação contra gripe para grupos prioritários

Neste primeiro momento, apenas crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinados.


publicidade


Foto: Reprodução Prefeitura inicia vacinação contra gripe para grupos prioritários Campanha de Vacinação contra a gripe

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou na última segunda-feira (15), a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Neste primeiro momento, apenas o grupo prioritário de crianças de 6 meses a menor de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)  devem ser vacinados em qualquer um dos postos de saúde do município.

A vacinação do primeiro grupo prioritário encerra nesta quarta-feira, dia 17, mas continuará na próxima segunda-feira (22) até dia 26, quando inclui também os profissionais da área da saúde.

O dia “D” contra influenza será realizado dia 04 de Maio na sede do município, quando incluirá todos os grupos, crianças de 6 meses a menor de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), Trabalhadores da saúde, Gestantes, Puérperas até 45 dias após o parto, Professores da rede municipal, estadual e privada, idoso acima de 60 anos de idade e portadores de doenças crônicas mediante atestado médico. Na zona rural, a vacinação para todos os grupos será realizada de 14 a 16 de maio.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem o imunobiológico, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus, além de atualizar a caderneta de vacinação nos grupos prioritários, considerando o risco para as doenças imunopreveníveis e de baixas coberturas vacinais.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: vacina proteção saúde

Avaliação:

publicidade