Últimas Notícias

Publicada em 03/05/2019 - 06h40
Por Francisco Alves

Campanha de vacinação antirrábica atinge 82% da meta no município

Um total de 4.230 cães e gatos foram imunizados durante essa etapa da campanha de vacinação no município.


publicidade


Foto: Reprodução Campanha de vacinação antirrábica atinge 82% da meta no município

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio realizou a campanha de vacinação antirrábica que alcançou 82% da meta no município. A campanha de vacinação antirrábica teve início no dia 06 de abril com a realização do “Dia D” da campanha, sendo que na zona rural o período foi de 09 a 11 de abril.

A população canina vacinada no município de São Miguel do Tapuio atingiu uma cobertura de 99%, onde a população alvo correspondia 3.053 animais, sendo vacinados 3.042 cachorros. Já a população felina de um total de 2.054, apenas 1.188 recebeu a imunização, o que representa uma cobertura de 57%.

O objetivo é prevenir a raiva nos seres humanos através da vacinação dos principais transmissores, que são os cães e gatos, pois em função dessa campanha, não temos casos de raiva em cães e gatos nos municípios do Piauí há um bom tempo e também não temos casos em humanos.

Prevenção

A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. Não tem contraindicações. A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. A taxa de mortalidade entre humanos é quase de 100%.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: Campanha Vacinação antirrábica prevenção saúde animal

Avaliação:

publicidade