Últimas Notícias

Publicada em 17/09/2020 - 08h52
Por Da Redação

Município ultrapassa meta projetada no Ideb dos anos iniciais para 2021

Apesar de uma pequena queda nos anos iniciais, o município avançou significativamente nos anos finais, de acordo com dados divulgados pelo MEC.


publicidade


Foto: Francisco Alves / PortalSamita Município ultrapassa meta projetada no Ideb dos anos iniciais para 2021 Parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Tapuio recebeu com entusiasmo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados na última terça-feira (15/09) pelo Ministério da Educação. Os resultados segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são referentes ao ano de 2019.

Numa demonstração de evolução considerável, os índices medidos mostram que o município de São Miguel do Tapuio, melhorou muito na qualidade da educação. Nos anos iniciais, o Ideb observado foi de 5.6, mesmo com uma pequena queda de 0.3, o que é igual a 3 décimos, comparando ao resultado anterior, ainda ultrapassa a meta projetada para o ano de 2021 que é 4.8.

O Ideb também observou o desempenho dos alunos nos anos finais do ensino fundamental (9º ano), sendo que os 4.6 pontos verificados no resultado anterior, foram SUPERADOS pela marca de 5.1 pontos, ou seja, um ganho de 0.5, o que é igual a 5 décimos. Vale destacar que nos anos finais, o municipio não cumpriu a  meta estabelecida pelo MEC para 2019, que é 5.3, mas avançou em relação ao resultado anterior. Vale destacar que a meta para os anos finais é muito difícil de ser cumprida pela maioria dos municípios.

Considerando a média atingida pela maioria dos municípios do estado do Piauí, São Miguel do Tapuio ficou ainda acima, comprovando que as mudanças estão presentes também na educação municipal de maneira efetiva.

O resultado é uma conquista que veio através do comprometimento incondicional com empenho e dedicação de todos os professores, coordenadores, diretores, equipe pedagógica da SME e do investimento e confiança do Prefeito Lincoln Matos, bem como alunos, pais e a intervenção de programas educacionais que atuam no município contribuído com o processo de ensino aprendizagem.

A Secretária Municipal de Educação, Silvana Pereira Maia, agradece a todos os envolvidos nessa árdua tarefa de educar e educar com excelência. “Registramos aqui os nossos agradecimentos em nome da Secretaria municipal de Educação, que tem na sua história, uma gestão de compromisso com o seu povo”, finaliza a Secretária.

Vale ressaltar que a prefeitura de São Miguel do Tapuio, tem investindo nos últimos anos na formação continuada de professores, visando à melhoria do ensino aprendizagem e trabalhando metas com resultados, o que tem contribuído para a qualidade do ensino.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: educação smt ideb resultado Lincoln Matos

Avaliação:

publicidade