Últimas Notícias

Publicada em 08/11/2023 - 09h12
Por Da Redação

Seduc inicia formação para estudantes e produtores de mel em São Miguel do Tapuio

O curso acontece no Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Cônego Cardoso, entre os dias 7 e 10 de novembro.


publicidade


Foto: Reprodução/Seduc- PI Seduc inicia formação para estudantes e produtores de mel em São Miguel do Tapuio

Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva de mel no Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza o curso piloto de apicultura dentro do projeto “Piauí, Doce Mel”. O curso acontece no Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Cônego Cardoso, entre os dias 7 e 10 de novembro, para estudantes e os produtores locais do município de São Miguel do Tapuio.

Realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição que apoia a apicultura no Piauí, o curso tem como público-alvo cerca de 30 participantes entre estudantes do centro profissional rural e membros da Comunidade Quilombola Macacos, localizada no município de São Miguel do Tapuio, e que trabalham na criação racional de abelhas africanizadas.

Segundo o Prof. Dr. Fábio Adriano S. e Silva, professor em Educação Profissional, os estudantes estarão aptos a utilizar os manejos adequados, e dessa forma, possam atingir boas produtividade de mel. “O ganho da formação para os apicultores locais é o conhecimento, pois os alunos terão condições de atuar nessa atividade envolvendo diversos benefícios nas áreas ambientais, sociais e econômica, com a melhoria da qualidade de vida, através da venda do mel, por exemplo. Ao término do curso os alunos estarão aptos a utilizar os manejos adequados e, dessa forma, possam atingir boas produtividade de mel”, informou o professor Fábio.

Com carga horária de 40 horas, teórica e prática, os formadores desenvolvem as técnicas de introdução à apicultura, materiais usados da apicultura, instalação de apiários, povoamento de colmeias, manejo básico, alimentação de abelhas, produtos da colmeia, doenças e pragas em abelhas, manejo de manutenção e produção e viabilidade financeira.

A formação de apicultura, organizada como piloto pela Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUEPTEJA/SEDUC), faz parte do plano de ação da Seduc para a capacitação e formação técnica da cadeia produtiva de mel no estado.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância das formações para qualificar a produção de mel no estado. “A qualificação dos produtores locais, dentro do projeto Piauí Doce Mel, é um importante passo para impulsionar o estado. Estamos executando este projeto piloto com o objetivo de qualificar 5 mil pequenos produtores ao longo dos quatro anos para estimular a produção de mel”, pontuou Washington Bandeira.


Fonte: Com informações da Seduc/PI


Tópicos: seduc formação estudantes produtores mel

Avaliação:

publicidade