Últimas Notícias

Publicada em 04/12/2023 - 08h32
Por Da Redação

Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

Foi realizado o sacrifício sanitário dos animais restantes da propriedade e iniciada a vigilância epidemiológica nas propriedades circunvizinhas.


publicidade


Foto: Agência Pará/Divulgação Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

O Piauí registrou foco de peste suína clássica em estabelecimento rural na cidade de Cocal de Telha, Norte do estado. A confirmação divulgada neste sábado (2) pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

O foco foi confirmado através da coleta de amostras de suínos com sinais clínicos compatíveis e foram encaminhadas ao laboratório de referência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) - Laboratório Federal de Defesa Agropecuária - LFDA/MG, com laudo emitido no dia 29 de novembro.

"O foco de peste suína clássica foi constatado em uma criação de suínos de subsistência, que contava inicialmente com 15 animais e três animais apresentavam diarreia, fraqueza e amontoamento", informou a Adapi.

O agricultor relatou a situação à Secretaria Municipal de Agricultura no dia 22 de novembro, mesma data da notificação à Adapi, que no dia seguinte deslocou uma equipe para realizar a investigação e verificar se os animais apresentavam sintomatologia compatível com a doença.

Na última sexta-feira (1º), foi realizado o sacrifício sanitário dos 12 animais restantes da propriedade e iniciada a vigilância epidemiológica nas propriedades circunvizinhas, para evitar a contaminação de novos animais e conter a disseminação.

"Tranquilizamos toda a sociedade, já que a doença não é uma zoonose e, portanto, não é transmitida para o ser humano. O consumo de carne de porco não caracteriza um risco à população, uma vez que a doença é somente de importância comercial, por ocasionar muitas mortes na criação", explicou o gerente de defesa animal, Idílio Moura.

Na segunda-feira (4), uma equipe irá a Maceió (AL) conhecer o projeto 'Brasil livre de peste suína clássica', para implantação de vacinação contra a doença, atualmente proibida.

Sobre a peste suína

A peste suína é uma doença viral que é, com frequência, mortal aos suínos e javalis. Ela pode ocorrer na forma clássica ou africana.

A peste suína clássica (PSC), registrada no Piauí, também é conhecida como febre ou cólera suína e afeta suínos domésticos e selvagens. A doença é causada por um vírus.
A peste suína africana é causada por um outro vírus. Assim como na clássica, esses microrganismos não infectam seres humanos, afetando insetos e suínos.

O vírus é encontrado nas secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por via oral ou nasal.

Principais sintomas da peste suína:

•    apatia,
•    perda de apetite,
•    febre (41°C) com amontoamento dos animais,
•    incoordenação motora,
•    ataxia,
•    diarreia,
•    conjuntivite,
•    petéquias (pontos hemorrágicos),
•    cianose da pele
•    alta mortalidade em animais jovens.

Diagnóstico

Ambas as doenças são clinicamente semelhantes. Portanto, é preciso fazer um diagnóstico laboratorial para diferenciá-las.


Fonte: Com informações do portal G1/PI


Tópicos: piauí foco peste suína clássica

Avaliação:

publicidade