Últimas Notícias

Publicada em 17/01/2024 - 12h48
Por Da Redação

Caminhões de Mamografia já realizaram quase 71 mil exames no estado do Piauí

Até o momento,  70.987 exames já foram realizados em 184 municípios.


publicidade


Foto: Divulgação Caminhões de Mamografia já realizaram quase 71 mil exames no estado do Piauí

Os caminhões da mamografia, ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que realiza exames de mamografia de forma gratuita em mulheres piauienses através de veículos adaptados, já retomaram as atividades no ano de 2024. Até o momento, 70.987 exames já foram realizados em 184 municípios. O serviço vem sendo executado pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) desde junho de 2023.

No mês de Janeiro, o serviço já atendeu a população de Buriti dos Montes onde permaneceu 05 dias para realizar atendimentos, além de Caxingó e Caraúbas. 

De acordo com o cronograma, ainda no mês de janeiro, o serviço deve continuar ou chegar até os seguintes municípios: 
Castelo do Piauí: 08/01 - 11 dias de atendimento;
Juazeiro do Piauí: 20/01 - 03 dias de atendimento;
Sigefredo Pacheco: 24/01 - 06 dias de atendimento;
Jatobá do Piauí: 31/01 - 03 dias de atendimento;

Para ter acesso ao serviço do Caminhão da Mamografia, as pacientes devem procurar a atenção básica do seu município, para conseguir agendar o atendimento e serem encaminhadas para a realização do exame.

O Superintendente da Rede de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destacou a importância que o serviço tem na vida das piauienses de todo o estado.

“Queremos continuar com esse serviço que tanto beneficiou as mulheres piauienses em 2023. Levar o acesso a esse exame para todos os municípios do Piauí ajuda a ter um diagnóstico precoce do câncer de mama, ajudando as mulheres a procurarem um serviço de saúde mais rapidamente se necessário, fator de suma importância no enfrentamento ao câncer de mama”, destaca o superintendente.


Fonte: Assessoria de Comunicação SESAPI

Avaliação:

publicidade