Últimas Notícias

Publicada em 23/01/2024 - 09h29
Por Da Redação

Dos dez municípios mais ricos do Piauí, quatro têm economia voltada ao agronegócio

Setor tem registrado crescimento nos últimos anos, conforme aponta estudo da Seplan.


publicidade


Foto: Reprodução/Gov-PI Dos dez municípios mais ricos do Piauí, quatro têm economia voltada ao agronegócio

O setor agropecuário tem aumentado sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí, conforme aponta estudo da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan), com base em dados do IBGE. Em 2021,13,6% do PIB do estado, que foi de R$ 64,028 bilhões, veio do setor. É uma participação 2,3 pontos percentuais maior do que 2020, quando o agro gerou 11,3% das riquezas piauienses.

O crescimento dessa atividade, que inclui agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, se torna mais evidente ao observarmos que, dos dez municípios com maior PIB no estado em 2021, quatro têm suas economias fortemente atreladas ao agronegócio. São eles: Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves, todos situados na região sudoeste do cerrado piauiense (veja gráfico abaixo). 

Foto:Reprodução (Seplan)

Além disso, esses quatro municípios tiveram os maiores crescimentos econômicos entre 2020 e 2021. A riqueza de Ribeiro Gonçalves foi que a mais aumentou no período: 50,9%. Bom Jesus, a que menos subiu: 24,9%. Ainda assim, o índice desse município foi quase o dobro do registrado por Parnaíba, que foi de 13,7%, e foi a cidade não ligada ao agro que mais cresceu (veja gráfico mais abaixo).

Outro exemplo do avanço do agronegócio na participação no PIB do Piauí pode ser observado na mudança do ranking dos cinco municípios mais ricos do estado entre 2017 e 2021. Naquele ano, faziam parte da lista Teresina, Parnaíba, Picos, Uruçuí e Floriano, onde apenas Uruçuí tinha economia baseada no agro. Já em 2021, além de Uruçuí passar de Picos no PIB, Baixa Grande do Ribeiro passou a integrar o top 5, deixando Floriano de fora (veja gráfico mais abaixo).

Segundo o estudo, os municípios do sudoeste, especialmente aqueles localizados nos Territórios de Desenvolvimento da Chapada das Mangabeiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba, são responsáveis pelo crescimento do setor. Em 2021, dez municípios dessas regiões - Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Santa Filomena, Currais, Gilbués, Guadalupe, Corrente e Sebastião Leal - representaram 61,7% da produção agropecuária do Piauí.

Dentre as atividades agropecuárias, a agricultura se destacou em 13 municípios, sendo responsável por 5,8% das principais atividades econômicas do estado. A produção de soja e milho tem sido o carro-chefe da economia local, correspondendo a 90,2% do valor total das lavouras temporárias e permanentes do estado em 2021. 

Baixa Grande do Ribeiro liderou na produção de soja, com 26,5%. No cultivo de milho, Uruçuí foi o maior produtor, com 24,35% do total estadual. Outros produtos agrícolas, como feijão, mandioca, cana-de-açúcar e algodão herbáceo, também têm papel relevante na economia agrícola do estado.

Além disso, o levantamento aponta que a dinâmica econômica do estado vem sofrendo transformações.  Entre 2002 e 2021, mais municípios passaram a ter a agropecuária como principal atividade econômica, substituindo os setores de Administração Pública e serviços, como é o caso de Uruçuí, Corrente e Bom Jesus. Essa mudança é justificada principalmente pela expansão da produção de soja e outros grãos.


Fonte: Com informações do Piauí negócios


Tópicos: municípios, ricos, piauí, Economia, agronegócio

Avaliação:

publicidade