Últimas Notícias

Publicada em 16/02/2024 - 18h28
Por Da Redação

Governo do estado decreta situação de emergência em 40 municípios do Piauí

O documento foi publicado no nesta sexta-feira (16), e dispõe sobre a situação de estiagem no Piauí. O decreto vale por 60 dias.


publicidade


Foto: Ccom/Piauí Governo do estado decreta situação de emergência em 40 municípios do Piauí Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT)

O governador Rafael Fonteles decretou situação de emergência, com prazo de 60 dias, a partir desta sexta-feira (16), em razão das secas no sul do Piauí. O decreto nº 22.756, de 9 de fevereiro, publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE-PI), dispõe sobre a situação climática que leva à estiagem na região do semiárido, abrangendo 40 municípios.

O decreto destaca a estiagem nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), provenientes das Por categoria Emprego Serviços OPA Celebração Cendrogas CEPRO CFP O que você procura? Governo Serviços Comunicação Acesso à Informação Transparência Pesquisar por palavra chave estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Águas (ANA)

Os municípios atingidos sofrem as ações do fenômeno El Niño e, de acordo com levantamento sistemático, as safras agrícolas ainda não retornaram à normalidade nas respectivas regiões. A carência de chuvas, que até o momento foram ineficientes para reabastecimento, estão levando poços artesianos à chamada "exaustão", que é quando a água proveniente do solo seca.

De acordo com os índices, houve o avanço da seca moderada (S1) e o agravamento da seca, que passou de Moderada (S1) para Grave (S2), de acordo com os indicadores registrados pelos órgãos competentes. Com o decreto, ficam acionados os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Lista de municípios: 
01 - Acauã 
02 - Alegrete do Piauí 
03 - Anísio de Abreu 
04 - Avelino Lopes 
05 - Belém do Piauí 
06 - Bonfim do Piauí 
07 - Betânia do Piauí 
08 - Campo Alegre do Fidalgo 
09 - Capitão Gervásio Oliveira 
10 - Caracol 
11 - Cristalândia 
12 - Dirceu Arcoverde 
13 - Dom Inocêncio 
14 - Fartura 
15 - Francisco Macêdo 
16 - Fronteiras 
17 - Geminiano 
18 - Guaribas 
19 - Itainópolis 
20 - Jacobina do Piauí
21 - João Costa Do Piaui
22 - Jurena
23 - Marcoländia
24 - Massapé
25 - Monsenhor Hipólito
26 - Morro Cabeça no Tempo
27 - Padre Marcos
28 - Paulistana
29 - Pavussu do Piauí
30 - Pedro Laurentino
31 - Pio IX
32 - Queimada Nova
33  - Redençäo do Gurgueia
34 - Rio Grande do Piauí
35 - São Braz do Piaui
36 - Säo Joà0 da Varjota
37 - São Lourenço do Piauí
38 - Várzea Branca
39 - Vera Mendes
40 - Wall Ferraz


Fonte: Com informaçõs da Ccom/Piauí


Tópicos: seca, decreto, governo, piauí, emergência, Rafael Fonteles

Avaliação:

publicidade