Últimas Notícias

Publicada em 05/03/2024 - 08h55
Por Da Redação

Greve da Uespi chega ao fim após acordo entre professores e Governo Rafael

O governo do Piauí e os professores da Uespi fecharam acordo de reajuste linear de 5,35% nos salários da categoria.


publicidade


Foto: Reprodução/Portal Meio Norte Greve da Uespi chega ao fim após acordo entre professores e Governo Rafael

O Governo do Piauí e os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fecharam, na última segunda-feira (04), acordo de reajuste linear de 5,35% nos salários da categoria e chega ao fim à greve na instituição. 

O percentual será aplicado até maio de 2026, totalizando 17% de aumento. O mesmo reajuste será aplicado a todos os servidores públicos do Estado do Piauí, conforme o Governo já havia anunciado. 
O documento foi assinado pelo secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, dirigentes da Associação de Docentes da Uespi (Adcespi) e pelo reitor e vice-reitor da Uespi. As aulas devem ser retomadas imediatamente. 

REPOSIÇÃO DE AULAS

Ficou decidido ainda que após a retomada das atividades mediante novo calendário acadêmico de reposição das aulas, o Governo do Estado vai devolver aos grevistas os valores descontados durante os dias parados. 

Também foi pauta do acordo a apresentação de estudos sobre reforço de bolsas aos estudantes cotistas e ampliação das bolsas de pesquisa e extensão para os docentes.

"Estamos satisfeitos com o acordo. Todas as negociações foram conduzidas de forma transparente e colaborativa, visando chegar a um consenso quanto ao que é reivindicado e o que pode ser atendido, e buscando garantir a valorização dos professores e a qualidade do ensino superior público do Estado”, destacou o secretário Samuel Nascimento. 

TODOS TÊM AUMENTO

Ele explica que o percentual de reajuste que será concedido aos docentes da Uespi é o mesmo que será aplicado aos demais servidores do Estado. “Esse é um reajuste salarial para os servidores, de 5,35% por ano, até 2026, totalizando aproximadamente 17%, ao longo dos três anos". 

O reajuste apresentado está acima dos 4,62% registrados pela inflação. O percentual respeita as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Gestão de Finanças e Resultados (CGFR) do Estado, que foram baseadas no respeito à política financeira e ao controle dos gastos públicos, na necessidade da tomada de decisão com prudência quanto ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Fonte: Com informações do Portal Meio Norte


Tópicos: Greve Uespi acordo professores governo

Avaliação:

publicidade