Últimas Notícias

Publicada em 05/04/2024 - 12h38
Por Da Redação

No Piauí, 12 barragens e açudes atingem capacidade máxima e 'sangram'

A barragem mais recente a atingir o nível de sangria foi a barragem Poço do Marruá, localizada em Patos do Piauí, na última terça-feira (2).


publicidade


Foto: Reprodução No Piauí, 12 barragens e açudes atingem capacidade máxima e 'sangram' Barragem Salinas, em São Francisco do Piauí

Durante o período chuvoso, uma das expectativas de quem vive em vários municípios do Piauí - sobretudo os que têm problema com escassez de água - é as cheias de açudes e barragens que fazem o armazenamento da água para o restante do ano. E atualmente, pelo menos 12 barragens e açudes do estado já atingiram capacidade máxima e "sangraram", ou seja, transbordaram para além do nível para as quais foram construídas.

A barragem mais recente a atingir o nível de sangria foi a barragem Poço do Marruá, localizada em Patos do Piauí, na última terça-feira (2). A barragem, que tem uma capacidade de 293 mil m³ atingiu o nível máximo, e o transbordamento das águas enche de alegria os moradores da região, localizada no semiárido piauiense.

E o nível das águas não param de subir por lá. Algumas comunidades estão isoladas em virtude da alta vazão do açude. Uma passarela que liga até alguns bares e restaurantes está interditada e os estabelecimentos suspenderam o funcionamento por conta do nível da água. Na última quinta (4), a prefeitura emitiu uma alerta à população sobre os cuidados com o acesso a algumas localidades. 

12 barragens com capacidade máxima

No Piauí, de acordo com o dado emitido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) nesta quinta-feira (4), são 12 as barragens que atingiram capacidade máxima e "sangraram", ou seja, transbordaram após atingir o nível de 100% da capacidade.

Açudes e barragens com capacidade máxima:
Ingazeiras - em Paulistana
Pedra Redonda - em Conceição do Canindé
Piracuruca - em Piracuruca
Corredores - em Campo Maior
Emparedado - em Campo Maior
Taboquinha - em Beneditinos
Caldeirão - em Piripiri 
Mesa de Pedra - em Valença do Piauí 
São Vicente - em São Miguel do Tapuio
Estreito - em Padre Marcos
Salinas - em São Francisco do Piauí
Poço do Marruá - em Patos do Piauí

Outras duas barragens estão com mais de 90% das capacidades: Piaus (em São Julião) e Jenipapo (em Campo Maior). De acordo com Werton Costa, climatologista, a região da barragem de Piaus já apresenta redução nas precipitações, o que, segundo ele, deve impedir que a barragem também atinja o nível de sangramento.

Parte das barragens já tinham sangrado em março, como as barragens Salinas, em São Francisco do Piauí; Mesa de Pedra, em Valença do Piauí; Pedra Redonda, em São Francisco do Piauí e Emparedado, e Campo Maior.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) faz o monitoramento das barragens e aponta que as estruturas estão seguras para suportar o nível das águas.

"Temos feito vistorias, inclusive em alguns locais nossas equipes já estiveram mais de uma vez por conta das fortes chuvas, para acompanharmos de perto cada mudança. É importante frisar que todas as barragens estão seguras. Algumas já atingiram seu nível máximo. Outras já estão com mais da metade da capacidade”, explicou o gerente de Recursos Hídricos do Idepi, Pierre Godinho.


Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde


Tópicos: sangram piauí barragens açudes

Avaliação:

publicidade