Publicada em 26/01/2017 - 16h36
Por Francisco Alves
Agricultores de São Miguel do Tapuio ficam fora do Garantia-Safra
O prefeito Lincoln Matos informou que está tomando as providencias para que seja corrigida a situação e os agricultores possam receber o beneficio
De acordo com informações da Coordenação Nacional do Garantia Safra, repassadas ao Portal Samita na manhã desta quinta-feira (26), os agricultores de São Miguel do Tapuio que aderiram ao programa na Safra 2015/2016, não estão aptos a receber o pagamento do beneficio, pois para tal, teriam que comprovar perdas superior a 50% em pelo menos 2 indicadores, o que não aconteceu.
As perdas agrícolas são comprovadas com base em informações dos laudos de vistoria, penalização hídrica do INMET, índice de suprimento de água para o crescimento vegetal – ISACV/CEMADEN e informações agrícolas do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias - GCEA/IBGE.
» Curta nossa Fanpage no Facebook
Segundo a coordenação do programa, os laudos de vistoria realizados no município de São Miguel do Tapuio constaram perdas de 46%, inferior ao necessário para pagamento do beneficio e as informações agrícolas do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias - GCEA/IBGE informaram apenas 31% de perdas.
A coordenação informou ainda que a simples adesão e pagamento de aportes financeiros como foi feita pela prefeitura de São Miguel do Tapuio não garante o beneficio. Para garantir o beneficio tem que comprovar perda superior a 50% de acordo com metodologia definida em lei e regulamentada.
GESTÃO MUNICIPAL
A reportagem do Portal Samita procurou ainda na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Lincoln Matos para que ele pudesse como gestor municipal fazer alguns esclarecimentos. Ele informou que já estar tomando as providências e de posse do levantamento feito pelo IBGE e laudos técnicos, irá encaminhá-las para a Coordenação Nacional do Garantia Safra para que seja corrigida a situação, e uma vez corrigida, os agricultores possam receber o beneficio.
PROGRAMA
O Garantia-Safra é um benefício condicionado que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de baixa renda em municípios sujeitos a perda sistemática de safra por estiagem ou excesso hídrico. Atualmente tem cobertura na área de abrangência da SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Tópicos: seguro, Garantia Safra, perdas, agricultura
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões