Publicada em 10/03/2017 - 19h18
Por Francisco Alves
Estão abertas as inscrições para a 13ª edição da Obmep 2017
A novidade este ano é que a competição também será aberta a estudantes das escolas particulares.
As inscrições para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já estão abertas. Podem participar estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A novidade este ano é que a competição também será aberta a estudantes das escolas particulares. As inscrições devem ser feitas pelas instituições de ensino até o dia 31 de março no endereço eletrônico da olimpíada.
A partir da edição deste ano, a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, será integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Isso deve aumentar o número de participantes na competição, que é considerada a maior olimpíada estudantil do mundo. Na edição 2016, 17,8 milhões de alunos de 99,6% dos municípios brasileiros e mais de 47 mil escolas participaram da disputa.
» Curta nossa Fanpage no Facebook
Criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem contribuído com a descoberta de jovens talentosos no país e com a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.
Um aspecto importante da Olimpíada é o reconhecimento dos alunos que não venceram, mas tiveram bom desempenho na competição. Além das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, outras 45 mil menções honrosas foram distribuídas entre os participantes na última edição.
Na última edição, o Piauí obteve resultado recorde com onze medalhas de ouro, das quais cinco foram conquistadas por alunos da Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves. Além de Cocal dos Alves, estudantes das cidades de Piripiri, Campo Maior e Teresina também foram destaques com medalhas de ouro.
Os estudantes piauienses ainda ganharam 20 medalhas de prata e 64 de bronze, além de 567 menções honrosas.
Como nas edições anteriores, as provas serão divididas em três níveis, levando em consideração o currículo escolar. Serão duas fases de competição, com a primeira etapa sendo realizada em 6 de junho e, a segunda, em 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.
Clique AQUI e acesse a página da Obmep na internet
Fonte: Com informações da Ascom
Tópicos: obmep, educação, Olimpíada Brasileira, Matemática
Mais notícias
-
Planejamento Municipal | 24/09/2026, 10:31h
Audiência Pública debate a LOA de São Miguel do Tapuio para 2027
Encontro apresentou receitas, despesas e prioridades do município para o próximo ano.
-
Tradição Sertaneja | 23/09/2026, 08:40h
São Miguel do Tapuio celebra Dia do Vaqueiro com missa, cavalgada e shows
Programação acontece no dia 28 de setembro e reúne atividades religiosas, sorteios, leilão e apresentações de Francis Lopes e Arnaldinho Netto.
-
Reforma | 17/09/2026, 12:09h
Hospital Estadual José Furtado de Mendonça é entregue reformado após investimento
Reforma de quase R$ 4 milhões moderniza a estrutura e amplia as condições de atendimento à população.
-
Prêmio Gestor Social | 12/09/2026, 15:38h
São Miguel do Tapuio é homenageado no Prêmio Gestor Social 2026
Município recebeu o título “Prefeito Amigo do SUAS” durante cerimônia que reuniu gestores de diversas cidades do Piauí.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões