Publicada em 15/06/2017 - 09h14
Por Francisco Alves
Secretaria de Saúde de SMT implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão
Durante a implantação, profissionais passaram por uma capacitação com um técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio realizou na manhã da ultima terça-feira, 13 de junho, a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica. O evento que conotou com a participação de vários profissionais da área, foi realizado no auditório do Programa Bolsa Família.
O PEC é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais da saúde.
Durante a implantação do sistema, profissionais passaram por uma capacitação realizada por um técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí para utilizarem a ferramenta, que está sendo implantado nas Unidades Básicas de Saúde da Sede do município.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire Gomes Neto, os profissionais que atuam na zona rural do município farão o lançamento no sistema diretamente da Secretaria Municipal de Saúde.
A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, nela é possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada - CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.


Com a implantação do sistema, os gestores municipais podem acompanhar as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde registradas através do prontuário eletrônico no próprio Sistema e-SUS AB, por meio de relatórios gerenciais, ou ainda, de forma mais consolidada no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), por meio dos relatórios de saúde, a partir do que foi transmitido à base nacional.
Fonte: Com informações da Ascom/PMST
Tópicos: sistema implantação capacitação dados informatização
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões