Publicada em 04/07/2017 - 23h49
Por Francisco Alves
Governo do estado decreta emergência em 25 municípios do Piauí
Entre os municípios estão Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio, ambos localizados na região Centro-Norte do Estado.
O governador Wellington Dias (PT) decretou na ultima segunda-feira, dia 3 de julho, situação de emergência por conta da seca em mais 25 municípios do Piauí. O decreto de Nº 17.241, foi publicado no Diário Oficial com prazo de validade de 180 dias.
A decisão leva em conta as irregularidade na distribuição pluviométrica e a acentuada queda da mesma no período chuvoso 2016/2017, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo os da região do Semiárido, conforme informações da SEMAR proveniente das estações de acompanhamento do INMET e ANA.
Para o decreto o governador considerou também o Levantamento Sistemático da produção agrícola, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que demostra perda na ordem de mais de 50% (Cincuenta por cento) na safra agrícola do período.
Foi considerado ainda o monitoramento realizado pelo monitor das secas, Órgão da Agencia Nacional de Águas (ANA), que demostra no período uma redução na ordem de 100 a 200 mm na precipitação pluviométrica com relação a período anteriores, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Excepcional.
O decreto inclui os municípios, Anísio de Abreu, Aroeira do Itaim, Assunção do Piauí, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Caracol, Conceição do Canindé, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Itainópolis, João Costa, Monsenhor Hipólito, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Pimenteiras, Santo Inácio do Piauí, Santana do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simplício Mendes e Vera Mendes.
Com a nova lista, chega a 67 o número de municípios com emergência decretada pelo Governo do Piauí em 2017. A primeira lista, com 42 cidades, foi publicada em janeiro e deve vencer nos próximos dias - com perspectiva de que um novo decreto seja feito para garantir ações emergenciais nessas regiões.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Mais notícias
-
12 escolas inauguradas | 14/09/2025, 16:26h
Prefeito Pompilím inaugura mais uma escola reformada e ampliada na zona rural do município
Com a entrega, a gestão do prefeito Pompílio Filho chega à marca de 12 escolas inauguradas com o novo padrão de qualidade.
-
Complexo Esportivo | 11/09/2025, 14:02h
Prefeito Pompilím busca terreno da antiga AABB para novo Complexo Esportivo
Proposta apresentada ao Banco do Brasil visa transformar o espaço em área voltada para educação e incentivo ao esporte.
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões