Publicada em 05/07/2017 - 16h32
Por Francisco Alves
Vereadora visita Hospital e propõe implantação de Teste do Coraçãozinho
Na ocasião a parlamentar acompanhou andamento de obras e propões implantação de testes para crianças recém-nascidas.
A vereadora Antonia Soares de Sousa Ribeiro “Toinha Secretária” do PSC de São Miguel do Tapuio, visitou na manhã desta quarta-feira, 05 de julho, o Hospital Estadual José Furtado de Mendonça. Na ocasião a parlamentar acompanhou andamento de obras e propões implantação de testes para crianças recém-nascidas.
Em reunião com a equipe administrativa da unidade, que tem como diretora Gabriela Matos, a Vereadora propões que a unidade implante o Teste do Coraçãozinho que é uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas. Trata-se de um teste que deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade, após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar. Consiste na medição da saturação (níveis de oxigênio no sangue) do bebê, através da utilização de um aparelho denominado ‘oxímetro’.
Para a Vereadora, a implantação do Teste do Coraçãozinho terá custo zero para o hospital, em vista que a unidade já dispõe do equipamento necessário e de profissionais que capacitados podem realizar o Teste nos recém-nascidos. Durante a reunião a parlamentar, que é enfermeira e tem especialização em saúde da mulher e da criança, colocou-se à disposição para treinar os enfermeiros da unidade que serão os técnicos responsáveis pela realização do exame.
Outra proposta apresentada pela parlamentar foi a implantação do Teste da Orelhinha que pode ser realizada através de parceria do Hospital com Secretaria Municipal de Saúde, também com custo zero para a unidade.
De acordo com a parlamentar o Teste da Orelhinha é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno.


“O município possui em sua estrutura um fonoaudiólogo disponível e que pode em parceria com o Hospital realizar o referido exame e caso sejam identificadas alterações, o bebê deve ser encaminhado a um especialista para que sejam feitos exames complementares”, diz a parlamentar.
Outra proposta da Vereadora Toinha foi reativação da vacinação dos recém-nascidos antes da alta hospitalar, serviço que era prestado anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde.


Na ocasião a parlamentar, acompanhada pela diretora Gabriela Matos e pela gerente de enfermagem Carla, visitou as dependências da unidade inclusive o centro cirúrgico, além das obras de construção do Necrotério e do muro.
Fonte: Com informações do Portal Sãomiguelagora
Tópicos: saúde Vereadora atuação Hospital
Mais notícias
-
Acolhimento e Cuidado | 03/11/2026, 10:10h
Pax União promove ação especial no Dia de Finados
Empresa ofereceu café da manhã e aferição de pressão arterial às famílias que visitaram os cemitérios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.
-
Missão Internacional | 03/11/2026, 09:57h
Presidente da APPM, Pompilim participa de missão internacional na China
Presidente da APPM busca oportunidades de investimentos, tecnologia e desenvolvimento para os municípios piauienses.
-
Concurso público unificado | 27/10/2026, 23:07h
APPM se reúne com TCE para discutir contratações temporárias e concurso público
Encontro discutiu prazos para adequação às orientações do Tribunal de Contas e medidas para garantir segurança jurídica aos gestores municipais.
-
Audiência pública | 27/10/2026, 22:52h
Prefeitura de SMT convoca população para audiência pública sobre metas fiscais
Audiência será realizada nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal, para avaliação das contas do segundo quadrimestre de 2026.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões