Publicada em 06/07/2017 - 23h50
Por Francisco Alves
Após Vereadora propor, Hospital implanta exame do coraçãozinho
Bebês nascidos a partir de agora na Unidade já sairão com o teste. Como já dispõe do aparelho, a implantação teve custo zero.
Bebês nascidos no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça em São Miguel do Tapuio, passarão a partir de agora, pelo exame do coraçãozinho antes de receberem alta. A medida foi adotada após propositura da Vereadora Antonia Soares de Sousa Ribeiro “Toinha” (PSC), durante visita realizada na manhã da ultima quarta-feira, dia 05 de julho, naquela unidade.
Na oportunidade a parlamentar se reuniu com a equipe administrativa da unidade, que tem como diretora Gabriela Matos, e na ocasião propões a implantação do exame, que é uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas em bebês recém-nascidos.
A diretora do Hospital concordou com a proposta e a Vereadora Antonia Ribeiro, que é Enfermeira e especialista em Saúde da Mulher e da Criança. Toinha realizou no mesmo dia o treinamento dos profissionais. “Como sou especialista nesta área, treinei os profissionais, haja vista que o aparelho já existe no hospital e a implantação teria custo zero” afirmou.
Segundo informações da própria Vereadora, foram treinados os profissionais Camerino, Joel, Marcéia, Vanessa e Carla, sendo estes enfermeiros plantonistas e excelentes profissionais capacitados para atuar nessa área.

O Teste do Coraçãozinho deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade, após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar. O exame consiste na medição da saturação (níveis de oxigênio no sangue) do bebê, através da utilização de um aparelho denominado ‘oxímetro’.

Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Tópicos: saúde Vereadora atuação Hospital
Mais notícias
-
Atendimento humanizado | 03/11/2025, 06:54h
Pax União realiza ações especiais de atendimento nos cemitérios no Dia de Finados
As ações aconteceram nos cemitérios da cidade de São Miguel do Tapuio e também na cidade de Assunção do Piauí
-
Sessão Ordinária | 03/11/2025, 06:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio encerrou outubro com aprovação de importantes projetos
Entre os destaques da pauta estão dois Projetos de Decreto Legislativo que concedem o Título de Cidadão Sãomiguelense
-
Sessões do mês de outubro | 25/10/2025, 11:36h
Presidente da câmara de SMT, vereador Cimar soares, divulga dias das sessões ordinárias de outubro
Os trabalhos legislativos ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de outubro, sempre a partir das 19h, no plenário da Casa Legislativa.
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões