Publicada em 08/08/2017 - 05h57
Por Francisco Alves
Sãomiguelenses poderão ver eclipse solar mais esperado de 2017
O fenômeno poderá ser visto parcialmente em algumas regiões do Brasil. Nos EUA terá uma faixa de escuridão por alguns minutos.
No dia 21 de agosto próximo ocorrerá um eclipse solar. Países como os Estados Unidos o fenômeno será mais visível, onde todo o país ficará sob a sombra durante o eclipse. A sua faixa de escuridão total, contudo, será de 113 km e se moverá de Oregon à Carolina do Sul, passando por 14 estados americanos.
O eclipse será visto parcialmente no Norte do Brasil e na parte Norte do Nordeste. De acordo com dados divulgados sobre o fenômeno, no Piauí vai começar por volta das 16h30min e a Lua deixará de encobrir parte do limbo do Sol por volta das 17h30min.
O eclipse solar de 21 de agosto será um eclipse número 22 na série Saros 145 e terá magnitude 1,0306. Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, assim, total ou parcialmente, obscurecendo a imagem do Sol para um observador na Terra. A maior duração da totalidade desse eclipse será de 2 minutos e 44,3 segundos na Floresta Nacional Shawnee ao sul de Carbondale.
Para acompanhar o evento plenamente, a Nasa fará uma cobertura em tempo real do fenômeno, com a participação de cientistas. Além de dezenas de câmeras terrestres, telescópios, aviões e balões serão utilizados para deixar a transmissão mais fidedigna.
A Nasa está lembrando as pessoas de que elas devem tomar as devidas precauções, porque nunca é seguro olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, nem mesmo com óculos escuros normais.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Tópicos: eclipse solar FENÔMENO sol lua
Mais notícias
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
-
Tradição viva | 29/09/2025, 17:31h
São Miguel do Tapuio realiza o maior Dia do Vaqueiro de todos os tempos
Evento reuniu vaqueiros de várias cidades, teve cavalgada, missa, sorteios, churrasco e grandes shows, marcando a história do município.
-
Esporte valorizado | 29/09/2025, 10:53h
Corrida de Rua marca programação nos festejos de São Miguel do Tapuio
Evento reuniu atletas de todas as idades e contou com apoio de parceiros para incentivar a prática esportiva no município.
-
Defesa Civil | 24/09/2025, 14:06h
Câmara aprova criação da Coordenação Municipal de Defesa Civil em São M. do Tapuio
Novo órgão vai planejar e coordenar ações de prevenção e resposta a desastres naturais ou provocados pelo homem.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões