Publicada em 23/11/2017 - 10h08
Por Francisco Alves
Secretária Municipal de Educação participa de encontro em São Paulo
O encontro contou com a participação de gestores públicos de 25 municípios selecionados entre os 660 onde atua o Instituto Ayrton Senna.
A Secretária Municipal de Educação de São Miguel do Tapuio, professora Silvana Pereira Maia, acompanhada do Coordenador do Gestão nota 10 no município, professor Herton Vieira, estiveram na ultima terça-feira (21), em São Paulo, presentes no encontro “Desafios da Educação do Século XXI” realizado pelo Instituto Ayrton Senna.
O encontro contou com a participação de gestores públicos de 25 municípios selecionados entre os 660 onde atua o Instituto Ayrton Senna. São municípios selecionados pelas boas práticas e resultados positivos na educação. O nordeste foi representado pelos municípios piauienses de Castelo do Piauí, Campo Maior, Domingos Mourão e São Miguel do Tapuio, bem como o munícipio baiano de Licínio de Almeida.
O objetivo do encontro foi criar e fortalecer uma rede de gestores entre município de todo o pais que possuem boas práticas para troca de experiências, visando enfrentar os desafios da educação no século 21. Em Destaque o ensino de competências socioemocionais, que vão além de conteúdos, ensinam os alunos como gerenciar suas emoções para ter sucesso na vida escolar, profissional e pessoal.
PARCERIA
O município de São Miguel do Tapuio e o Instituto Ayrton Senna, mantem desde 2013, parceria nos programas “Acelera”, “Se Liga”, “Gestão nota 10” e “Fórmula da Vitória”. O programa “Acelera” tem como meta diminuir o espaçamento entre a série em que o aluno matriculado e a sua idade, o “Se Liga” envolve o trabalho com as crianças que ainda não foram alfabetizadas.

A Secretária Silvana Maia, destacou outro ponto forte que é a adesão a formação de gestores, em que diretores e coordenadores vêm recebendo mensalmente desde o ano de 2013, uma formação denominada FOCO. “A nossa Rede está inteiramente coberta pelos programas do Instituto, exceto a Educação Infantil, pois os programas só englobam alunos do primeiro ao nono ano” pontuou a Secretária.


As atividades dos programas desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com o município de São Miguel do Tapuio atingiram em 2015 cerca 2.800 alunos em 27 escolas da rede municipal de ensino. Em 2017 os programas passaram a atender cerca de 3.100 alunos, também em 27 escolas.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Mais notícias
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.
-
Festa das Mães | 10/05/2026, 10:25h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio realiza festa em comemoração ao Dia das Mães
Durante a celebração, foram distribuídos mais de 500 brindes, proporcionando um momento de alegria às famílias presentes.
-
Articulação nacional | 30/04/2026, 10:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de articulação sobre royalties do petróleo em Brasília
Encontro com CNM e representantes do Governo Federal debate proposta que busca redistribuição mais justa dos recursos.
-
Prêmio Alfa-10 | 27/04/2026, 11:28h
São Miguel do Tapuio se destaca no Prêmio Alfa-10 e conquista 1º lugar na 5ª GRE
Premiação contempla 150 escolas em 88 municípios do Piauí, com 44 atingindo nota máxima em alfabetização.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões