Publicada em 08/02/2018 - 14h52
Por Francisco Alves
INSS vai conceder salário-maternidade automático após registro do bebê
A novidade é parte de um pacote de benefícios que terão seu acesso simplificado ao contribuinte.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que passará a disponibilizar, a partir deste mês de fevereiro, o salário-maternidade automaticamente após o registro do bebê.
A novidade é parte de um pacote de benefícios que terão seu acesso simplificado ao contribuinte, entre eles, a simulação do tempo de contribuição e a concessão de aposentadoria integral.
Ao acessar o site do INSS ou ligar para o 135 para fazer o agendamento da requisição do salário-maternidade, as mães serão informadas se o serviço já está disponível e se elas podem receber o benefício sem ir a uma agência.
A facilidade será possível apenas para quem tiver o filho registrado em um cartório que envie os dados da Certidão de Nascimento para o SIRC (Sistema Nacional de Informações do Registro Civil), portanto, é importante consultá-los.
Para que receber o salário-maternidade imediatamente, a mãe também precisa estar com o cadastro em dia na base de dados do INSS. Para checar estas informações, acesse o site da instituição.
O salário-maternidade é um benefício concedido às mães durante o período de afastamento após o nascimento ou a adoção de uma criança. O valor recebido é a média de suas últimas 12 contribuições, sendo que o valor não ultrapassar o teto estabelecido pelo INSS de R$ 5.645.
Fonte: Com informações do Uol
Tópicos: inss, salário, maternidade, automático, registro, Bebê
Mais notícias
-
Dia dos pais | 23/08/2026, 21:31h
Prefeitura municipal de São Miguel do Tapuio realiza festa em homenagem aos pais
Evento aconteceu na última quinta-feira (20) e reuniu pais do município em uma noite de homenagens, apresentações, brindes e sorteios.
-
Ato público | 20/08/2026, 13:18h
São M. do Tapuio realiza ato público em apoio às ações de proteção e valorização das mulheres
Programação reuniu autoridades, servidores e moradores em uma noite de informação, cultura, esporte e lazer.
-
SINAPIR | 13/08/2026, 14:27h
São Miguel do Tapuio adere à política nacional de promoção da igualdade racial
Adesão ao SINAPIR fortalece ações de combate ao racismo e amplia o compromisso do município com a comunidade quilombola Macacos
-
Jornada Pedagógica 2026 | 06/08/2026, 10:33h
Jornada Pedagógica 2026 e Premiação Valoriza SMT destacam avanços da educação
Além de iniciar o planejamento para o novo período letivo, o município premiou escolas e educadores pelos resultados na aprendizagem dos estudantes.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões