Publicada em 08/05/2018 - 05h23
Por Francisco Alves
Secretaria de Saúde divulga calendário de vacinação contra H1N1
A imunização em São Miguel do Tapuio começa no próximo sábado (12), com a realização do Dia “D”, na sede do município.
A Secretaria de Saúde do município de São Miguel do Tapuio divulgou o calendário de vacinação contra a Influenza H1N1. De acordo com o Secretário da pasta, Erasmo Freire Gomes Neto, as primeiras doses serão aplicadas a população no próximo sábado (12), quando será realizado o Dia “D” na sede do município.
O Secretário informou que no Dia “D” o atendimento será das 8h às 17h na UBS Canto, UBS Luís Araújo Torres, UBS Aldenora Araújo Chaves, UBS Dona Rosaura, Unidade Escolar Matadouro, Unidades Escolar Mamede Alves, Escola Agrícola Conego Cardoso e CRAS bolsa família. Ele disse ainda que a vacinação dos acamados será feita por duas equipes volantes.
Falta de vacina
Até a ultima quinta-feira, dia 03 de maio, a Secretaria de Saúde de São Miguel do Tapuio só teria recebido 22% do total de doses que o município precisa para aplicação. Na sexta-feira (04), foi comunicado que mais 26% da vacina teria chegado, garantindo o dia “D” na sede do município. Na zona rural a campanha de vacinação será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio.
Quem pode se vacinar?
São considerados grupos prioritários crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos. A vacina contra a Influenza H1N1 é contraindicada apenas para aquelas pessoas que tenham alergia a ovo.
Sintomas
Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são: febre alta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e indisposição. Segundo especialistas, é importante adotar alguns cuidados de higiene básicos para evitar a propagação da doença, como lavar as mãos regularmente e evitar aglomerações sempre que possível.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Mais notícias
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.
-
Série de demandas | 25/11/2025, 17:26h
Prefeito Pompilím busca equipamentos para o novo matadouro público do município
Acompanhado do secretário municipal de agricultura, Dr. Willames e do deputado Ziza Carvalho, o gestor apresentou uma série de demandas.
-
Mirante do Deserto | 22/11/2025, 19:17h
Famílias deixam a cidade de São Miguel do Tapuio em busca de sossego em empreendimento rural
Várias famílias estão trocando a rotina dificil da zona urbana por qualidade de vida, segurança e novas oportunidades no campo.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões