Publicada em 14/06/2018 - 11h55
Por Francisco Alves
Escola em Castelo do Piauí realiza aula inaugural do curso de LIBRAS
De acordo com a supervisora da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Izabel Soares, a inclusão de surdos na sociedade impõe inúmeros desafio.
O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em parceria com o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica Antonino Freire realizou na quarta-feira (13) a aula inaugural do projeto Aprendendo LIBRAS no Cotidiano Escolar, um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
De acordo com a supervisora estadual da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Izabel Soares, a inclusão de surdos na sociedade impõe inúmeros desafios e isso ocorre principalmente em razão da surdez não acarretar marcas físicas, mas sim comunicativas. "Entendemos que, para que haja a inclusão do surdo efetivamente, são necessários estudos relacionados às formas de comunicação", explica Izabel.
Localizada no município de Castelo do Piauí, o curso vai permitir que professores, alunos e funcionários utilizem a Língua Brasileira de Sinais em nível básico, facilitando a comunicação em diversos contextos sociais, especialmente no âmbito escolar.
O projeto foi elaborado em conjunto entre a Supervisão Estadual de Ensino no município, a diretora e a coordenadora pedagógica da escola e uma aluna do Curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Secretaria Estadual de Educação, por meio do Centro de Formação Antonino Freire e da 5ª GRE estão fornecendo o suporte necessário para a execução do projeto.

"Esse é um momento ímpar para a nossa escola e temos a honra de contar com a parceria do Centro de Formação Antonino Freire e agradecemos imensamente o professor Sebastião Ferreira, diretor de Formação do Centro", agradece Socorro Soares, diretora da escola.
Fonte: Com informações da Ascom/Seduc-PI
Tópicos: escola Castelo aula curso Libras
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões