Publicada em 12/07/2018 - 07h50
Por Francisco Alves
TCE suspende teste seletivo da prefeitura de Buriti dos Montes
O prefeito Valmi Soares disse que desconhece a decisão, pois ainda não fui notificado pelo Tribunal de Contas do Estado.
A conselheira Lilian Martins, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), determinou a suspensão de teste seletivo da prefeitura de Buriti dos Montes em razão de descumprimento das exigências previstas no art. 5º da Resolução TCE/PI nº 23/2016. A decisão é desta quarta-feira (11).
Segundo a Diretoria de Fiscalização de Atos de Pessoal (DFAP), o referido processo seletivo de contratação de pessoal temporário foi divulgado no dia 26 de junho de 2018, com encerramento das inscrições previsto para o dia 10 de julho de 2018, no entanto, até o momento não foi encaminhado pelo Sistema RHWeb nenhum dos documentos necessários.
Estão faltando o edital regulador do certame, a lei que autoriza a contratação temporária, ato da autoridade competente indicando a necessidade temporária de excepcional interesse público, pronunciamento do controle interno, ato de designação da Comissão Organizadora e a declaração do chefe do Poder Executivo quanto ao cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Para a unidade técnica, as falhas relatadas possuem natureza grave, tais como a ausência de lei autorizando a contratação por tempo determinando no município e, ainda, o elevado índice de gasto com pessoal.
A conselheira destacou que “o simples descumprimento das exigências previstas na Resolução nº TCE/PI nº 23/2016, por si só já prejudicam a atividade fiscalizatória desta Corte de Contas, na medida em que se impossibilita a averiguação da regularidade dos certames” e que tal presunção se torna mais evidente ainda quando há indícios de descumprimento do índice de despesas com pessoal como foi demonstrado pela equipe técnica.
Lílian decidiu então determinar a imediata suspensão de todos os atos relativos ao Edital 01/2018 teste seletivo simplificado, da Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes, até que seja devidamente encaminhada a documentação respectiva pelo sistema RHWeb.
O prefeito Valmi Soares será notificado para que cumpra a decisão e para que apresente as necessárias justificativas, no prazo de 15 dias úteis, sob pena de responsabilidade.
Outro lado
Ouvido, na tarde desta quarta-feira (11), o prefeito Valmi Soares disse que desconhece a decisão: "Ainda não fui notificado. Eu vou passar pra minha assessoria jurídica e vou acatar aquilo que ela achar que é de direito", afirmou.
Fonte: Com informações do Portal Gp1
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões