Publicada em 30/07/2018 - 14h15
Por Francisco Alves
Ciro Nogueira garante equipamentos para cirurgia cardíaca no HGV
Os equipamentos irão suprir a demanda para esse tipo de procedimento no Piauí, cuja fila de espera soma mais de 100 pacientes.
Um sonho de quase uma década agora se aproxima da concretização. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, vai receber equipamentos para a realização de cirurgias cardíacas, suprindo a demanda para esse tipo de procedimento no Piauí, cuja fila de espera soma mais de 100 pacientes.
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) esteve, nesta quarta-feira (25), no ministério da Saúde, onde participou da assinatura da nota de empenho para aquisição dos aparelhos por parte do hospital. Estão garantidos R$ 3,7 milhões para a compra do material.
Com isso, o Piauí ganha uma nova opção para a realização desse tipo de procedimento, que é feito atualmente apenas no Hospital Universitário. Ciro explicou que já há 9 anos o HGV conta com estrutura e espaço destinados às cirurgias cardíacas, mas não possui os equipamentos necessários.
Diante desse quadro, o senador visitou o hospital e, posteriormente, se reuniu com o ministro Gilberto Occhi para solicitar a liberação de recursos para a aquisição desses aparelhos, que agora estão garantidos. Serão 215 equipamentos para o centro cirúrgico e o cuidado intensivo do hospital. Atualmente, há pacientes que já estão há mais de 3 meses na fila de espera.
“Já colocamos muitos recursos para o estado, mas nada me emocionou tanto quanto essa liberação. Fico muito feliz de podermos garantir mais essa conquista para a saúde no Piauí”, comemorou Ciro.
A diretora do HGV, Fátima Garcêz, também esteve presente na assinatura e agradeceu ao ministro e ao senador pela rápida atuação para solucionar essa demanda. “Só quem está lá sabe o sofrimento desses pacientes que precisam que esse serviço funcione. Muito obrigado por essa sensibilidade e pela rapidez. Estivemos aqui pela primeira vez em maio e já tivemos nossa demanda atendida”, afirmou.
O presidente da Fundação de Saúde do Estado do Piauí, Rafael Neiva, que participou da reunião, afirmou que é difícil até mesmo mensurar o tamanho do benefício que esses equipamentos trarão para o estado. “Hoje isso é, sem dúvidas, um marco para o Piauí”, ressaltou.
Fonte: Com informações da Ascom/Senador Ciro Nogueira
Tópicos: Ciro Nogueira equipamentos cirurgia cardíaca HGV saúde
Mais notícias
-
Defensoria Itinerante | 13/05/2025, 11:01h
Defensoria Pública realiza mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos em SMT nesta terça-feira (13)
O mutirão tem como objetivo facilitar o acesso da população a serviços jurídicos essenciais, promovendo cidadania e garantindo direitos.
-
Homenagem às mães | 11/05/2025, 11:05h
Prefeitura e Secretaria de Assistência Social e Trabalho realizarão festa em homenagem às mães
O evento será realizado na Praça Coronel Manoel Evaristo, dia 15 de maio, a partir das 18 horas.
-
Mês das Mães | 11/05/2025, 10:19h
Armazém Paraíba inicia promoção do Mês das Mães com música ao vivo e clima de festa
Durante a abertura, os clientes foram recepcionados por colaboradores da loja e puderam desfrutar de uma programação diferenciada.
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões