Publicada em 06/08/2018 - 15h49
Por Francisco Alves
Juiz determina retira de perfil falso do Facebook em 24horas
O juiz determinou ainda que o Facebook forneça as informações necessárias para identificação do responsável pelo impulsionamento.
O Juiz auxiliar da propaganda, Antonio de Paiva Sales, determinou a retirada do perfil falso identificado como @corre_luciano e ordenou que o Facebook cumpra a decisão em 24 horas. É a primeira setença contra a rede social no estado no início da campanha eleitoral.
Em liminar, o juiz determinou que o Facebook forneça as informações necessárias para identificação do responsável pelo impulsionamento. O magistrado pede ainda o valor gasto com o patrocínio das mensagens, bem como a identificação das postagens impulsionadas.
Na sentença, Antonio de Paiva esclarece que se o Facebook não obedecer a justiça do Piauí terá pena diária de R$ 2 mil até o limite de R$ 200 mil.
A representação foi impetrada pelo PT com base no art. 57-D da Lei das eleições.
Semana passada, o magistrado concedeu uma liminar, mas o Facebook não cumpriu. Hoje, novamente o juiz reformulou a decisão e endureceu a punição. O Cidadeverde.com tentou acessar o perfil no Instagram nesta segunda-feira (6), mas não foi localizado.
A nova legislação tem o objetivo de coibir os fake news (notícias falsas).
"No caso do perfil denominado Corre Luciano, verifica-se facilmente que foi criado com o único intuito de fazer e atacar a imagem do pré-candidato ao governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores. E além de fazer propaganda negativa, também estão fazendo de forma patrocinada, o que afronta outro disposto da lei 9.504/97, o § 3º do Art. 57-C", ressaltou o advogado José Maria de Araújo Costa.
O que diz a lei sobre o impulsionamento
Nas redes sociais e nos mecanismos de buscas (ex. Google e Yahoo) o candidato pode usar o impulsionamento desde que seja para propaganda positiva da candidatura. Só pode ser contratado por partido político, coligação ou candidato.
Os gastos com o impulsionamento de conteúdos terão de ser declarados na prestação de contas das campanhas, assim como já devem ser declarados custos com a criação de sítios na internet.
O outro lado
O advogado que defende Luciano Nunes, Carlos Yury, informou que o perfil não tem ligação com o candidato.
"É estranho para todos nós esse perfil. Não é perfil oficial do Luciano Nunes. Alguém está surfando na onda de popularidade do nosso candidato e usando seu nome. Vamos aguardar as respostas do Facebook para a identificação do autor e adotar as providências", disse Carlos Yury.
Fonte: Com informações da Cidade Verde
Mais notícias
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
-
Primeira Infância no SUAS | 31/07/2025, 11:35h
São Miguel do Tapuio está entre os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância
O prêmio tem como objetivo reconhecer ações que promovem o desenvolvimento de crianças vulneráveis de 0 a 6 anos de idade.
-
Audiência | 31/07/2025, 10:47h
Prefeito Pompilím participa de audiência em Teresina com Secretário de Governo
O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Ziza Carvalho e do prefeito de São João da Fronteira, Marcos Mateus.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões