Publicada em 24/09/2018 - 08h15
Por Francisco Alves
Prefeitura desenvolve projeto ‘Um dia na comunidade, Saúde em Ação’
O projeto tem como objetivo levar uma equipe multidisciplinar para atendimentos nas comunidades rurais do município.
A comunidade São Mateus, localizada na zona rural do município de Castelo do Piauí recebeu na ultima sexta-feira, dia 21 de setembro, o projeto ‘Um dia na comunidade, Saúde em Ação’, que está sendo desenvolvido pela prefeitura do município através da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo o Hospital, NASF, CAPS, ACS, ACE e equipes da vigilância Sanitária.
O projeto tem como objetivo levar uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas para atuar de forma direta nas comunidades rurais do município, levando diversos atendimentos na área da saúde.
De acordo com a coordenadora do projeto, senhora Maria do Desterro, na ação estão sendo realizados exames (eletrocardiograma e citologia), avaliações odontológicas, avaliações de nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga, visitações e orientações de atenção básica. Vale destacar que é a primeira vez que Castelo do Piauí é feito exame de eletrocardiograma na zona rural do município.
Na comunidade São Mateus foram realizadas 90 avaliações Odontológicas, 80 escovação e higiene bucal, 38 próteses, 70 visitas residenciais, 200 avaliações do NASF, fonoaudióloga e nutricionista, 10 atendimentos individual com Psicóloga, 51 atendimentos médico geral, 12 citologia, 21 eletrocardiograma, 04 vacinação em crianças VTV e VOP, 100 aferição da pressão arterial e ainda palestras sobre o “Setembro Amarelo”.


O prefeito Magno Soares que tem apoiando e acompanhado o desenvolvimento do projeto, disse que o objetivo é ampliar as ações de saúde nas comunidades que mais necessitam de assistência. “A Prefeitura de Castelo através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando as ações de saúde nas comunidades rurais que mais necessitam de assistência com atividades de prevenção e conscientização”, disse o gestor municipal.


O projeto ‘Um dia na Comunidade, Saúde em Ação’, teve inicio no município de Castelo do Piauí dia 10 de agosto na comunidade Picos dos Andrés. No dia 24 as ações aconteceram na localidade Lagoa do Frio e dia 31 a localidade Pedreira e agora São Mateus. A última localidade a ser contemplada será a comunidade Buriti do Sobrado, dia 28 de setembro.










Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Mais notícias
-
Acolhimento e Cuidado | 03/11/2026, 10:10h
Pax União promove ação especial no Dia de Finados
Empresa ofereceu café da manhã e aferição de pressão arterial às famílias que visitaram os cemitérios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.
-
Missão Internacional | 03/11/2026, 09:57h
Presidente da APPM, Pompilim participa de missão internacional na China
Presidente da APPM busca oportunidades de investimentos, tecnologia e desenvolvimento para os municípios piauienses.
-
Concurso público unificado | 27/10/2026, 23:07h
APPM se reúne com TCE para discutir contratações temporárias e concurso público
Encontro discutiu prazos para adequação às orientações do Tribunal de Contas e medidas para garantir segurança jurídica aos gestores municipais.
-
Audiência pública | 27/10/2026, 22:52h
Prefeitura de SMT convoca população para audiência pública sobre metas fiscais
Audiência será realizada nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal, para avaliação das contas do segundo quadrimestre de 2026.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões