Publicada em 31/10/2018 - 08h43
Por Francisco Alves
Nova portaria detalha as alterações para emissão e validade da DAP
A DAP é um documento exigido para que o agricultor possa acessar as linhas de crédito do Pronaf e outros programas sociais.
Uma nova portaria de nº 523, de 24 de agosto de 2018, publicada no Diário Oficial da União em 27/08/2018, estabelece as novas condições e procedimentos gerais para a emissão da declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). De acordo com o Secretário de Politica Agrícola e Produção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio, Francisco Wilson, um dos pontos é a validade, que diminuiu de dois para um ano.
A Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) é a carteira de identidade do agricultor familiar, ou seja, uma espécie de passaporte para que o agricultor possa acessar as linhas de crédito do Pronaf, a Assistência Técnica e Extensão Rural e várias políticas públicas do governo federal.
O Secretário de Politica Agrícola e Produção do Sindicato, Francisco Wilson, explica que para obter ou atualizar o documento, o produtor deve apresentar o CPF e RG dele e do cônjuge, quando houver, e poderão ser solicitados também documentos complementares que permitam a análise das fontes de rendimento e trabalho da família, bem como condição de posse e uso da terra.
“Depois de entregue os documentos, o Sindicato que é um dos agentes emissor, faz uma entrevista com o agricultor para identificar se ele atende o que é exigido pela lei, verificando se ele enquadra e pode ter acesso as políticas públicas do Governo Federal direcionadas ao fortalecimento da agricultura familiar”, explica Francisco Wilson.
O presidente do Sindicato, Antônio Francisco Pereira da Silva “Julieta” (foto à esquerda), disse que muitas das vezes as pessoas omitem informações sobre suas atividades principais, fatores que dificultam o enquadramento correto. “Nos que fazemos o Sindicato, sempre solicitamos as informações completas dos agricultores familiares, mas muitas das vezes essas informações são omitidas, e por isso, alguma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), acaba sendo cancelada depois”, disse “Julieta”.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: dap portaria procedimentos emissão Pronaf sindicato
Mais notícias
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.
-
Série de demandas | 25/11/2025, 17:26h
Prefeito Pompilím busca equipamentos para o novo matadouro público do município
Acompanhado do secretário municipal de agricultura, Dr. Willames e do deputado Ziza Carvalho, o gestor apresentou uma série de demandas.
-
Mirante do Deserto | 22/11/2025, 19:17h
Famílias deixam a cidade de São Miguel do Tapuio em busca de sossego em empreendimento rural
Várias famílias estão trocando a rotina dificil da zona urbana por qualidade de vida, segurança e novas oportunidades no campo.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões