Publicada em 12/12/2018 - 18h22
Por Francisco Alves
Alunos de Castelo do Piauí conquistam Ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa
A solenidade de premiação dos medalhistas foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.
Na manhã desta quarta-feira, 12 de Dezembro, aconteceu a solenidade de premiação da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, com o tema “Saberes do nosso povo” na qual, dois estudantes de escolas da rede municipal de Castelo do Piauí conquistaram medalha de ouro nos gêneros crônica e poema. A solenidade de premiação dos medalhistas foi realizada no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.
A referida olimpíada, já em sua terceira edição, é um concurso de redação dirigido às escolas de Educação Básica da rede pública piauiense. Sendo uma iniciativa da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com objetivo de incentivar e contribuir para melhorar a produção escrita de textos de gêneros diversos, além de valorizar a cultura de nosso estado.
O concurso é formado de etapas em que os textos passam por seleção em comissões escolares, municipais e a última etapa em nível estadual.
Os professores castelenses de Língua Portuguesa do sexto ao nono ano participaram de formação pela SEMED, ministrada pela professora Aldenir Barbosa, e orientaram seus alunos durante as oficinas realizadas por eles nas escolas.
Os textos selecionados para concorrer na etapa estadual foram:
-CRÔNICA: O tradicional 24 de setembro, da aluna Érica Alves Oliveira da Unidade Escolar Ângelo Francisco da Silva, tendo como professora Antônia de Maria dos Santos Matos.
-POEMA: Meu povo e nossa cultura, do aluno Cícero Rômulo Soares da Silva, da Unidade Escolar Professora Osmarina Vieira de Souza, tendo como professora Maria Francisleuda da Silva.
A Coordenadora Pedagógica da SEMED, Chaguinha Monte, acompanhou a equipe de Castelo do Piauí no evento. A Prefeitura de Castelo do Piauí, através do prefeito Magno Soares, parabeniza aos alunos, aos professores e as equipes escolares pela conquista.
Fonte: Com informações da assessoria
Tópicos: Castelo, conquista, educação, premiação, ouro, olimpíada, Portuguesa
Mais notícias
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
-
Tradição viva | 29/09/2025, 17:31h
São Miguel do Tapuio realiza o maior Dia do Vaqueiro de todos os tempos
Evento reuniu vaqueiros de várias cidades, teve cavalgada, missa, sorteios, churrasco e grandes shows, marcando a história do município.
-
Esporte valorizado | 29/09/2025, 10:53h
Corrida de Rua marca programação nos festejos de São Miguel do Tapuio
Evento reuniu atletas de todas as idades e contou com apoio de parceiros para incentivar a prática esportiva no município.
-
Defesa Civil | 24/09/2025, 14:06h
Câmara aprova criação da Coordenação Municipal de Defesa Civil em São M. do Tapuio
Novo órgão vai planejar e coordenar ações de prevenção e resposta a desastres naturais ou provocados pelo homem.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões