Publicada em 02/03/2019 - 20h14
Por Francisco Alves
Ceepru Cônego Cardoso em SMT dar início à criação de abelhas
O objetivo é a divulgação de técnicas de manejo de apiários que possibilitarão a intensificação de aulas práticas com os alunos.
O Ceepru Cônego Cardoso, Escola Agrícola do município de São Miguel do Tapuio, como forma de incentivar a prática da atividade na região, fechou uma parceria com o produtor Juscelino Silveira para dar início à criação de abelhas na sua área de Reserva Legal. O objetivo da parceria é possibilitar a divulgação de técnicas modernas de manejo de apiários que possibilitarão a intensificação de aulas práticas com os alunos, fornecendo à região profissionais mais preparados.
Para a diretora da instituição Djanira Gomes, que fez um curso de apicultura pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a atividade pode transformar pessoas e ajudar o município a aumentar sua produção e também pode contribuir para a diminuição do êxodo rural, pelo fato de ser uma atividade de baixo custo e que gera emprego e renda.
Para o técnico Agleylson Peres, disse que o setor de apicultura é uma aposta interessante, outro fator é a subdivisão do campo, o que possibilita aulas práticas mais eficientes e melhora substancialmente a gestão da área técnica.
Wilson Soares, que é professor de geografia e articulador da escola, disse que a instituição deu um salto de qualidade ao contemplar atividades de alto impacto no município, visto que, a apicultura já é praticada a bastante tempo, sendo o assentamento Caprisa a referência por ser o projeto de maior relevância na atividade.
O Coordenador da área técnica, Marco Estevam, que acompanhou a nossa reportagem em visita a área de criação de abelhas na sua área de Reserva Legal, acredita que a instalação de um setor de apicultura é um passo importante no desenvolvimento do setor primário do município.
A escola já conta com diversas atividades que vêm sendo implantadas como piscicultura, avicultura, horticultura (horta e pomar), ovinocaprinocultura, suinocultura, bovinocultura de corte e em breve bovinocultura de leite. Quando todas as atividades estiverem implantadas a Escola Agrícola formará técnicos de alta capacidade e que nada deixará a desejar em relação às melhores escolas técnicas do país.
Um bolo simbolizou a inauguração do apiário no Ceepru Cônego Cardoso (fotos: Francisco Alves/PortalSamita).
A apicultura é uma atividade versátil e apresenta grande viabilidade econômica. O município de São Miguel do Tapuio possui pasto apícola diversificado, tendo florada durante o ano inteiro. Destacam-se como floradas importantes na região a do mufumbo, a do marmeleiro, velame, retirana, sabiá, e muitas outras.
A partir da exploração da apicultura é possível obter diversos produtos, tais como: o mel, a cera, a própolis, a geléia real e o veneno (apitoxina). O aluguel de colmeias para polinização de lavouras também é um segmento que tem crescido muito.
A apicultura é uma atividade sustentável pois garante a propagação de muitas espécies vegetais e sua polinização é crucial para o equilíbrio das espécies dos mais variados biomas.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: CEEPRU Cônego Cardoso escola agrícola smt técnicas modernas manejo apiários
Mais notícias
-
Semana de Conscientização | 09/04/2025, 09:59h
São Miguel do Tapuio realiza culminância da Semana de Conscientização do Autismo
O evento reforçou o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
-
Encontro Estadual | 02/04/2025, 14:26h
Município de São M. do Tapuio marca presença no Encontro Estadual de Professores Alfabetizadores
O evento reuniu educadores de diversos municípios para compartilhar experiências, fortalecer práticas pedagógicas.
-
Reforma e ampliação | 02/04/2025, 12:25h
Pompilím assina Ordem de Serviço para a Licitação da obra de reforma e ampliação da U.E da Comunidade São Nicolau
De acordo com o comunicado, será aplicado o mesmo padrão de qualidade adotado na recém-inaugurada escola da Comunidade Cachoeira.
-
Casa do Mel | 02/04/2025, 12:07h
Cidade de Buriti dos Montes terá primeira Casa do Mel do Piauí
O projeto será realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões