Publicada em 02/03/2019 - 20h14
Por Francisco Alves
Ceepru Cônego Cardoso em SMT dar início à criação de abelhas
O objetivo é a divulgação de técnicas de manejo de apiários que possibilitarão a intensificação de aulas práticas com os alunos.
O Ceepru Cônego Cardoso, Escola Agrícola do município de São Miguel do Tapuio, como forma de incentivar a prática da atividade na região, fechou uma parceria com o produtor Juscelino Silveira para dar início à criação de abelhas na sua área de Reserva Legal. O objetivo da parceria é possibilitar a divulgação de técnicas modernas de manejo de apiários que possibilitarão a intensificação de aulas práticas com os alunos, fornecendo à região profissionais mais preparados.
Para a diretora da instituição Djanira Gomes, que fez um curso de apicultura pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a atividade pode transformar pessoas e ajudar o município a aumentar sua produção e também pode contribuir para a diminuição do êxodo rural, pelo fato de ser uma atividade de baixo custo e que gera emprego e renda.
Para o técnico Agleylson Peres, disse que o setor de apicultura é uma aposta interessante, outro fator é a subdivisão do campo, o que possibilita aulas práticas mais eficientes e melhora substancialmente a gestão da área técnica.
Wilson Soares, que é professor de geografia e articulador da escola, disse que a instituição deu um salto de qualidade ao contemplar atividades de alto impacto no município, visto que, a apicultura já é praticada a bastante tempo, sendo o assentamento Caprisa a referência por ser o projeto de maior relevância na atividade.
O Coordenador da área técnica, Marco Estevam, que acompanhou a nossa reportagem em visita a área de criação de abelhas na sua área de Reserva Legal, acredita que a instalação de um setor de apicultura é um passo importante no desenvolvimento do setor primário do município.
A escola já conta com diversas atividades que vêm sendo implantadas como piscicultura, avicultura, horticultura (horta e pomar), ovinocaprinocultura, suinocultura, bovinocultura de corte e em breve bovinocultura de leite. Quando todas as atividades estiverem implantadas a Escola Agrícola formará técnicos de alta capacidade e que nada deixará a desejar em relação às melhores escolas técnicas do país.
Um bolo simbolizou a inauguração do apiário no Ceepru Cônego Cardoso (fotos: Francisco Alves/PortalSamita).
A apicultura é uma atividade versátil e apresenta grande viabilidade econômica. O município de São Miguel do Tapuio possui pasto apícola diversificado, tendo florada durante o ano inteiro. Destacam-se como floradas importantes na região a do mufumbo, a do marmeleiro, velame, retirana, sabiá, e muitas outras.
A partir da exploração da apicultura é possível obter diversos produtos, tais como: o mel, a cera, a própolis, a geléia real e o veneno (apitoxina). O aluguel de colmeias para polinização de lavouras também é um segmento que tem crescido muito.
A apicultura é uma atividade sustentável pois garante a propagação de muitas espécies vegetais e sua polinização é crucial para o equilíbrio das espécies dos mais variados biomas.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: CEEPRU Cônego Cardoso escola agrícola smt técnicas modernas manejo apiários
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões