Publicada em 12/03/2019 - 00h47
Por Francisco Alves
Lideranças sindicais participam de ato contra a Reforma da Previdência
O ato iniciou na sede do Sindicato de Campo Maior, com uma caminhada pelas principais Ruas e Avenidas da cidade.
Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio participaram na última sexta-feira, dia 08 de Março, data que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, de uma manifestação na cidade de Campo Maior, contra o machismo, feminicídio e toda forma de violência que atinge a mulher, e ainda manifestaram-se contra a Reforma da Previdência e a MP 871/2019, que atingem principalmente a população do campo.
Além das lideranças sindicais, grupos de mulheres, representantes da Coordenadoria de Política para as Mulheres e lideranças políticas participaram do ato público. A FETAG Piauí esteve representada através da Presidente Elisângela Moura, do Secretário Geral Antônio José, Coordenador do Polo Sindical Antônio José e da assessoria.
Os trabalhadores Rurais do município de São Miguel do Tapuio foram representados pelo Presidente do Sindicato, Antônio Francisco Pereira da Silva “Julieta”, Vice-Presidente e Secretário de Politicas Sociais, Antônio Regivaldo Siriano Ferreira, Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Luísa Martas Soares da Silva e pelo Secretário de Politica Agrícola e Produção, Francisco Wilson Gomes de Sousa.
Durante o ato que teve início na sede do Sindicato de Campo Maior, foi realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade, em frente à Prefeitura, bancos e principais lojas para denunciar as consequências que a Reforma da Previdência trará caso seja aprovada, principalmente para os municípios pequenos que vivem exclusivamente da agricultura familiar e da aposentadoria rural.
Além de elevar a idade mínima de aposentadoria da mulher do campo de 55 para 60 anos, retira da legislação a possibilidade de comprovação do exercício da atividade rural que atualmente é de 15 anos, e aumenta para 20 anos, com a obrigatoriedade de contribuição de, no mínimo, 600 reais anualmente.
Outros pontos da PEC também causarão impactos negativos na vida das mulheres do campo, da floresta e das águas, tais como as novas exigências para a concessão das aposentadorias rurais; a redução nos valores das pensões; e o endurecimento nas regras para acesso ao benefício da assistência social.
O 08 de março serviu também para refletir sobre diversas questões que põem em risco a vida das mulheres rurais e urbanas, além de ser um momento para cobrar dos poderes públicos, políticas públicas voltadas para este segmento, com o intuito de dar mais dignidade e igualdade a essas mulheres, tendo em vista a importância da valorização e representação feminina nos espaços decisivos de poder.
Além do Polo de Campo Maior, também aconteceram manifestações, atos e comemorações em alguns municípios dos Polos de Parnaíba, Teresina, Piripiri, Esperantina e Paulistana.
Fonte: Da Redação / Com informações da Assessoria
Tópicos: sindicato ato publico reforma previdência Campo trabalhadores
Mais notícias
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
-
Sessão solene | 05/08/2025, 08:28h
Vice-prefeito Ribinha assume prefeitura de São Miguel do Tapuio em Sessão Solene
Posse de Ribinha como prefeito interino ocorre após licença de 18 dias concedida ao gestor Pompilím para tratar de assuntos pessoais.
-
Experiências inspiradoras | 31/07/2025, 12:04h
São Miguel do Tapuio é destaque nacional com projeto educacional premiado pelo MEC
Município representará o Piauí na Mostra Nacional, em Brasília, com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões