Publicada em 12/03/2019 - 00h47
Por Francisco Alves
Lideranças sindicais participam de ato contra a Reforma da Previdência
O ato iniciou na sede do Sindicato de Campo Maior, com uma caminhada pelas principais Ruas e Avenidas da cidade.
Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio participaram na última sexta-feira, dia 08 de Março, data que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, de uma manifestação na cidade de Campo Maior, contra o machismo, feminicídio e toda forma de violência que atinge a mulher, e ainda manifestaram-se contra a Reforma da Previdência e a MP 871/2019, que atingem principalmente a população do campo.
Além das lideranças sindicais, grupos de mulheres, representantes da Coordenadoria de Política para as Mulheres e lideranças políticas participaram do ato público. A FETAG Piauí esteve representada através da Presidente Elisângela Moura, do Secretário Geral Antônio José, Coordenador do Polo Sindical Antônio José e da assessoria.
Os trabalhadores Rurais do município de São Miguel do Tapuio foram representados pelo Presidente do Sindicato, Antônio Francisco Pereira da Silva “Julieta”, Vice-Presidente e Secretário de Politicas Sociais, Antônio Regivaldo Siriano Ferreira, Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Luísa Martas Soares da Silva e pelo Secretário de Politica Agrícola e Produção, Francisco Wilson Gomes de Sousa.
Durante o ato que teve início na sede do Sindicato de Campo Maior, foi realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade, em frente à Prefeitura, bancos e principais lojas para denunciar as consequências que a Reforma da Previdência trará caso seja aprovada, principalmente para os municípios pequenos que vivem exclusivamente da agricultura familiar e da aposentadoria rural.

Além de elevar a idade mínima de aposentadoria da mulher do campo de 55 para 60 anos, retira da legislação a possibilidade de comprovação do exercício da atividade rural que atualmente é de 15 anos, e aumenta para 20 anos, com a obrigatoriedade de contribuição de, no mínimo, 600 reais anualmente.

Outros pontos da PEC também causarão impactos negativos na vida das mulheres do campo, da floresta e das águas, tais como as novas exigências para a concessão das aposentadorias rurais; a redução nos valores das pensões; e o endurecimento nas regras para acesso ao benefício da assistência social.


O 08 de março serviu também para refletir sobre diversas questões que põem em risco a vida das mulheres rurais e urbanas, além de ser um momento para cobrar dos poderes públicos, políticas públicas voltadas para este segmento, com o intuito de dar mais dignidade e igualdade a essas mulheres, tendo em vista a importância da valorização e representação feminina nos espaços decisivos de poder.


Além do Polo de Campo Maior, também aconteceram manifestações, atos e comemorações em alguns municípios dos Polos de Parnaíba, Teresina, Piripiri, Esperantina e Paulistana.
Fonte: Da Redação / Com informações da Assessoria
Tópicos: sindicato ato publico reforma previdência Campo trabalhadores
Mais notícias
-
Campeonato Regional | 16/06/2026, 21:11h
Campeonato Regional de Quadrilhas marca encerramento do Festejo Junino em São Miguel do Tapuio
São João Dourado, de Piripiri, conquistou o título de campeã da competição que marcou o encerramento da programação junina no município.
-
Festival Junino | 16/06/2026, 15:09h
Saiba quais são as quadrilhas vencedoras da segunda noite do Festival Junino de S. Miguel do Tapuio
O evento reuniu estudantes de diversas escolas do município, que encantaram o público com coreografias, figurinos e homenagens.
-
Festival Junino | 13/06/2026, 19:01h
Primeira noite do Festival Junino reúne cultura e tradição em São Miguel do Tapuio
Abertura do evento teve apresentações culturais, concurso de quadrilhas mirins e intensa movimentação na arena junina.
-
Agenda | 13/06/2026, 18:41h
Rafael Fonteles vistoria obras e autoriza construção de Centro Cultural em São Miguel do Tapuio
Agenda no município incluiu anúncios de novos investimentos e acompanhamento de importantes intervenções em andamento.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões