Publicada em 11/04/2019 - 13h38
Por Francisco Alves
Curso de Computação realizará I Oficina de Programação em Python
A atividade não tem taxa de inscrição e será realizada de forma simultânea em 13 Polos de apoio presencial da Uab.
Com o intuito de fornecer uma constante atualização nas áreas das Ciências da Computação, tanto com a capacitação de tutores, quanto por oportunizar aos discentes o contato com linguagens de programação inovadoras e contribuir na integralização das Atividades Curriculares Complementares será realizada, neste sábado (13), a ‘I Oficina de Programação em Python: módulo inicial’.
A oficina é organizada pelo Curso de Computação do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI). A atividade não tem taxa de inscrição e será dividida em dois turnos, de 8h às 13h e de 14h às 19h. Serão 415 vagas ofertadas, sendo 10% destinadas à comunidade externa.
A ação acontecerá de forma simultânea em 13 Polos Presenciais, das cidades de Alegrete do Piauí; Campo Alegre de Lourdes (BA); Campo Maior; Castelo do Piauí; Esperantina; Inhuma; Marcos Parente; Paes Landim; Picos; Pio IX; Santa Cruz do Piauí; São João do Piauí e União (PI).
Confira a programação:
Manhã - Boas Vindas:
1. Acolher os alunos externos e internos do Curso de Licenciatura em Computação pelo ministrante da Oficina de Programação em Python.
2. Explicação sobre o que é o evento Oficina em Python;
3. Explanar sobre a Linguagem de Programação Python; Interpretadores x compiladores; Depuração; Erros de Sintaxe, Semântica, Execução;
4. Esclarecer sobre os conceitos Variáveis e tipos de dados, Palavras reservadas, Comando, Expressão, Operadores aritméticos, Operadores relacionais, Operadores lógicos, Input, Print, Precedência, Reatribuição de valores e Atualização de variáveis;
5. Realizar atividade prática - Cadastro de alunos e verificação dos dados na lista, incluindo método, operação com listas.
Tarde
1. Apresentar e entregar exemplos de Tuplas;
2. Atividade prática;
3. Apresentar conceitos básicos sobre a utilização de dicionário e praticar em atividade envolvendo valores e métodos;
4. Orientar a criação de um mini-projeto.
Fonte: Da Redação / Com informações da Assessoria
Tópicos: oficina programação python UFPI alunos curso computação
Mais notícias
-
Semana de Conscientização | 09/04/2025, 09:59h
São Miguel do Tapuio realiza culminância da Semana de Conscientização do Autismo
O evento reforçou o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
-
Encontro Estadual | 02/04/2025, 14:26h
Município de São M. do Tapuio marca presença no Encontro Estadual de Professores Alfabetizadores
O evento reuniu educadores de diversos municípios para compartilhar experiências, fortalecer práticas pedagógicas.
-
Reforma e ampliação | 02/04/2025, 12:25h
Pompilím assina Ordem de Serviço para a Licitação da obra de reforma e ampliação da U.E da Comunidade São Nicolau
De acordo com o comunicado, será aplicado o mesmo padrão de qualidade adotado na recém-inaugurada escola da Comunidade Cachoeira.
-
Casa do Mel | 02/04/2025, 12:07h
Cidade de Buriti dos Montes terá primeira Casa do Mel do Piauí
O projeto será realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões