Publicada em 15/04/2019 - 13h47
Por Francisco Alves
Embrapa realizará Dia de Campo no município de São Miguel do Tapuio
O evento é um método utiliza pela Embrapa para mostrar o seu trabalho e os resultados obtidos me pesquisas agrícola.
A Embrapa Meio-Norte, juntamente com a Fazenda Lagoa e o Produtor Rural Erivano Leite Soares, realizará nesta terça-feira (16), um Dia de Campo sobre a cultura do Feijão-Caupi no município de São Miguel do Tapuio. O evento será realizado na própria fazenda Lagoa, localizada na zona rural do município.
O Dia de Campo da Embrapa conta com apoio da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio e tem como parceiros a Prefeitura Municipal, Escola Agrotécnica Conego Cardoso e os vereadores, Toinha Secretária (PSC) e Paiva Junior (PDT).
Dia de campo é um método de comunicação rural que a Embrapa utiliza pra mostrar o seu trabalho e os resultados obtidos nas pesquisas agrícolas. Em São Miguel do Tapuio, serão mostradas dez variedades modernas de feijão de corda (Feijão-Caupi), e uma variedade que ainda não foi disponibilizada aos agricultores, a BRS Inhuma. Essa variedade ninguém ainda conhece, pois vai ser mostrada pela primeira vez aos agricultores.
Segundo informações o evento vai funciona da seguinte forma: as pessoas vão chegando e se dividindo em grupos de aproximadamente 30 pessoas. Esses grupos se dirigem as estações. Em cada estação será realizada uma palestra rápida sobre um assunto pré-determinado, sendo que uma fornecerá informações sobre o funcionamento dia de campo e as outras duas falará sobre os trabalhos técnicos desenvolvidos.
A recepção e as inscrições dos participantes estão previstas para as 7h30. Após a inscrição, haverá a apresentação da ESTAÇÃO I, com objetivo de justificar o Dia de Campo, com José Alves da S. Câmara, analista da Embrapa Meio-Norte, tendo como palestrantes, os representantes das instituições parceiras.
Na ESTAÇÃO II, serão apresentadas as variedades de feijão-caupi, tendo como palestrantes: Kaesel Jackson Damasceno e Silva e Maurisrael de Moura Rocha, ambos pesquisadores da Embrapa Meio-Norte.
Na ESTAÇÃO III, será apresentada a produção Integrada de Feijão-Caupi (variedade BRS Inhuma). Os palestrantes serão Cândido Athaíde Sobrinho – Pesquisador da Embrapa Meio-Norte e Erivano Leite Soares – Agricultor Parceiro. O encerramento está previsto para as 11h, no pátio da Fazenda Lagoa.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Tópicos: Dia Campo embrapa lagoa palestra smt pesquisa feijão
Mais notícias
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.
-
Novas oportunidades | 11/10/2025, 08:01h
Prefeitura de SMT e IFPI realizam reunião para lançamento de curso e novas oportunidades educacionais
Encontro abordará o lançamento do Curso de FIC em Agricultura Familiar e a proposta de novos cursos de especialização.
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
-
Tradição viva | 29/09/2025, 17:31h
São Miguel do Tapuio realiza o maior Dia do Vaqueiro de todos os tempos
Evento reuniu vaqueiros de várias cidades, teve cavalgada, missa, sorteios, churrasco e grandes shows, marcando a história do município.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões