Publicada em 16/08/2019 - 10h32
Por Francisco Alves
Deputado anuncia na Alepi liberação do Seguro Garantia-Safra
A liberação do recurso foi resultado da reunião da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa.
O deputado estadual Francisco Limma (PT) comemorou a liberação para os agricultores piauienses de R$ 2,9 milhões através do Programa Garantia-Safra. Nesta terça-feira (13), a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PI) confirmou a liberação da primeira parcela dos recursos. O benefício auxilia agricultores familiares de municípios que enfrentam perdas de safra por causa da seca ou de chuvas excessivas.
A liberação do recurso foi resultado da reunião da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa com a governadora em Exercício, Regina Sousa, na segunda-feira (12). De acordo com o deputado Francisco Limma, a liberação dos recursos vai ajudar a fortalecer a agricultura familiar.
“O programa dá mais segurança ao agricultor familiar, que pode plantar com mais tranquilidade quando recorre ao benefício. Serve para pagar pelas sementes, adubos e outras despesas na próxima safra. O benefício é liberado quando, pelo menos, 50% do conjunto do cultivo de determinadas culturas é perdido, em razão de estiagem ou excesso hídrico”, explica.
Ainda segundo o líder do Governo na Assembleia Legislativa, a atuação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, em sintonia com o Governo do Estado, agilizou o processo de liberação do recurso. “Para nós, é sinal de produtividade que a reunião tenha sido na segunda-feira (12) e no dia seguinte já obtivemos um resultado imediato do Governo do Estado. Quem ganha nisso tudo é a agricultura familiar, o homem e mulher do campo”, afirma Francisco Limma.
Garantia-Safra
Garantia-Safra é uma ação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.
Os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
Fonte: Com informações da Alepi
Mais notícias
-
Encontro Estadual | 02/04/2025, 14:26h
Município de São M. do Tapuio marca presença no Encontro Estadual de Professores Alfabetizadores
O evento reuniu educadores de diversos municípios para compartilhar experiências, fortalecer práticas pedagógicas.
-
Reforma e ampliação | 02/04/2025, 12:25h
Pompilím assina Ordem de Serviço para a Licitação da obra de reforma e ampliação da U.E da Comunidade São Nicolau
De acordo com o comunicado, será aplicado o mesmo padrão de qualidade adotado na recém-inaugurada escola da Comunidade Cachoeira.
-
Casa do Mel | 02/04/2025, 12:07h
Cidade de Buriti dos Montes terá primeira Casa do Mel do Piauí
O projeto será realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
-
87 anos de emancipação | 27/03/2025, 10:22h
São Miguel do Tapuio celebra aniversário com entrega de obras e investimentos
Acompanhado pelo deputado federal Átila Filho, pelo vice-prefeito Ribinha e por autoridades locais, Pompilím inaugurou várias obras.