Publicada em 28/08/2019 - 10h24
Por Da Redação
Prefeitura realiza capacitação para implantação de CREAS no Município
Durante o encontro foram esclarecidas dúvidas e todo o fluxo de funcionamento do CREAS no município.
A prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal de Promoção, Assistencial Social e Trabalho, realizou na terça-feira, dia 27 de agosto, no Auditório do CRAS São Luís, uma capacitação voltada para profissionais ligados a Assistência Social do município para a implantação dos CREAS.
O encontro que iniciou por volta das 8 horas, foi esclarecido dúvidas e todo o fluxo de funcionamento do CREAS municipal, que atenderá casos de violação de direitos como abuso e exploração sexual, trabalho infantil, negligência contra a criança, exploração econômica de idoso, violência contra a mulher, entre outros.
Durante a manhã foi discutidos o vínculo da família no Contexto das Proteções Sociais Afiançadas, Vulnerabilidade social, risco pessoal e social, Violação de direitos, violência e o SUAS e os Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade com ênfase nas Medidas Socioeducativas.
A tarde a capacitação foi focada na caracterização, competências, processo de trabalho interface como Sistema de Garantia de Direitos, Prontuário SUAS Plano de Acompanhamento familiar e Planejamento, Gestão, Avaliação e registro de informações no âmbito do CREAS.
O objetivo foi proporcionar à equipe de profissionais do Centro de Referências Especializado da Assistência Social, o acesso à conteúdos específicos e categorias referentes à Proteção Social Especial de Média Complexidade, com ênfase na implantação e funcionamento do CREAS, processo de trabalho e interação com órgãos da rede de atendimento socioassistencial e Sistema de Garantia de Direitos.
O evento teve como palestrante a Assistente Social da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Estado do Piauí (Sasc), Fernanda Soares, que também já coordenou trabalhos de políticas públicas na Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas da Prefeitura de Teresina em 2010 e na Vara de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher em 2009 a 2011.
Diferente do CRAS, equipamento da Proteção Social Básica, que visa a prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e risco nos territórios, o CREAS, será um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, que visa o trabalho social com as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, ou seja, enquanto o CRAS previne situações de vulnerabilidade social e risco, o CREAS “trata” das consequências ocasionadas pela vulnerabilidade e risco social.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Mais notícias
-
Lixão Zero | 24/07/2025, 12:35h
Municípios buscam soluções para lixões em evento sediado em São Miguel do Tapuio
Ao todo, o encontro reuniu representantes de 19 cidades que compõem o Consórcio da Região dos Carnaubais.
-
Regulamentação | 17/07/2025, 08:33h
Pompilím assina decreto que regulamenta funcionamento do Terminal Rodoviário do município
O novo regulamento entra em vigor no dia 28 de julho e tem como objetivo padronizar as atividades do terminal.
-
Investimentos | 17/07/2025, 08:29h
Prefeito de São Miguel do Tapuio busca novos investimentos para o município
Durante encontro com o senador Ciro Nogueira, o Pompilím buscou novos investimentos nas áreas de infraestrutura e saúde pública.
-
Sessão extraordinária | 03/07/2025, 09:59h
Câmara municipal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026
Projeto de Lei, foi aprovado por unanimidade e estabelece diretrizes para o orçamento e planejamento de médio prazo do município.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões