Publicada em 05/09/2019 - 06h57
Por Francisco Alves
CAPS de SMT promove capacitação para profissionais da área da Saúde
O evento foi realizado no auditório do Bolsa Família, teve como palestrante a Psicóloga Clínica, Layone Holanda.
Em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Tapuio, realizou na quarta-feira (04), no auditório do Bolsa família, uma capacitação com a presenças de vários profissionais da área da saúde.
O evento iniciou às 8h e teve como palestrante a Psicóloga Clínica, Layone Holanda, que é mestre em Saúde da Família, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e Análise do Comportamento, com formação em Manejo Clínico de Pessoas com Comportamento Suicida. Layone compõem o Núcleo Estadual de prevenção ao suicídio de Teresina e é Psicóloga voluntária da ONG Centro Débora Mesquita.
O principal objetivo foi sensibilizar e alertar os profissionais da área da saúde e que atende usuários no município, para um olhar diferenciado diante dessa questão, propondo um cuidado especial na identificação, abordagem, e manejo de um possível paciente suicida.
Antes da palestra, aconteceu uma apresentação do grupo de jovens adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é mantido pela prefeitura do município, através da Secretária Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho.
Durante a palestra, a Psicóloga Layone Holanda explicou que o suicídio é multifatorial, complexo e multicausal sendo necessária para uma efetiva prevenção, o amplo envolvimento dos setores da sociedade, a participação da família, atendimentos acolhedores nas redes de saúde, de educação, de segurança, nos serviços de urgência e emergência. “É possível sim prevenir o suicídio, basta entendermos que é uma tarefa de muitas mãos e que todos nós podemos fazer algo para contribuir positivamente na vida de alguém”, disse Layone.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, portanto, torna-se evidente que é um grave problema de saúde pública. Ainda conforme a OMS, o Brasil está dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.
Além dessa capacitação, o CAPS de São Miguel do Tapuio realizará dia 09/09, as 14h, no auditório do Bolsa Família, uma palestra com o psiquiatra Rafael Mendes de Brito. No dia 17/09, as 16h30min, também no Auditório do bolsa família, acontecerá outra palestra com um profissional do CVV (Centro de Valorização da Vida). No dia 18/09, às 16h30min, será encerrada a programação do Setembro Amarelo, com uma Pedalada “Pedal pela vida”.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Tópicos: caps smt capacitação profissionais saúde setembro amarelo
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões