Publicada em 13/09/2019 - 22h29
Por Francisco Alves
Prefeitura realiza Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico
O documento aprovado na Conferência Municipal seguirá para a Funasa e depois para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.
A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, juntamente com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), realizou nesta sexta-feira, dia 13 de Setembro, no auditório do Bolsa Família, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.
O evento iniciou às 8h com o credenciamento dos participantes, seguida da composição da mesa de honra pelas seguintes autoridades, Prefeito municipal Lincoln Matos (PTB), Presidente da Câmara de Vereadores, Regivaldo Siriano (PT), representante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), o Engenheiro Civil Afonso Luís, representante da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), senhor Elísio Ponciano e o representante da Secretaria das Cidades (SECID), Diego Alves.
Após a composição da mesa, aconteceu a execução dos hinos oficiais pelos jovens adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, projeto mantido no município pela prefeitura, através da Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, seguida da leitura do regimento interno da Conferencia, no qual foi aprovado por unanimidade.
Declarada aberta a Conferência pelo prefeito Lincoln Matos, o engenheiro civil da FESP-SP, Afonso Luís, iniciou o debate com a exposição dos produtos que compõe o Plano de maneira sucinta debatendo todas as etapas do projeto.


O plano consta o Sistema de Abastecimento de Água, poços e reservatórios e sua rede de distribuição; Sistema de Esgotamento Sanitário, diversos tipos de destinação para esgoto presente no município; Sistema de Drenagem Urbana, seus principais problemas e as áreas de maior risco de inundação, erosão e alagamento; Sistema de Limpeza Urbana, com manejo de resíduos sólidos, coleta de resíduos, sua composição final e os serviços executados pela prefeitura relacionados a essa questão.


O documento na sua elaboração envolveu diferentes fatores incluindo a participação direta dos gestores públicos, sociedade civil e equipes técnicas. Durante a apresentação houve algumas intervenções que foram feitas de maneira livre sem restrição com a participação dos presentes.




Finalizando a prefeito Lincoln Matos, falou da importância do Plano Municipal de Saneamento Básico do município. “Como gestor do município de São Miguel do Tapuio hoje, estamos felizes por estarmos concluindo esse Plano, que é de fundamental importância para a política de saneamento municipal”, ressaltou o gestor municipal.


O Plano Municipal de Saneamento Básico aprovado na conferência seguirá para a Funasa e depois retorna ao município para apreciação da Câmara Municipal. O documento traz metas de curto, médio e longo prazo, de forma que a população do município seja atendida com abastecimento de água, drenagem, coleta de resíduos e esgotamento sanitário.


A solenidade contou ainda com a participação dos Vereadores Neide Alves e Cimar Soares, vários Secretários Municipais, lideranças comunitárias, Agentes Comunitários de Saúde, funcionários públicos e sociedade civil.







Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Tópicos: prefeitura smt Conferência plano municipal saneamento básico funasa saúde
Mais notícias
-
Carnaval 2026 | 12/02/2026, 12:06h
Quase tudo pronto para o carnaval de 2026 em São Miguel do Tapuio
Realizado desde 2001, o evento consolida-se como um dos maiores da região dos Carnaubais, reunindo grandes atrações de renome nacional.
-
Abertura do Ano Legislativo | 08/02/2026, 14:44h
Câmara Municipal realizará Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo de 2026
A solenidade está marcada para a próxima sexta-feira, 13 de fevereiro, com início previsto para as 19h, aberta a toda a população.
-
Tragédia | 08/02/2026, 14:10h
Dois jovens, ambos de 17 anos, morrem por afogamento em São Miguel do Tapuio
As vítimas foram identificadas como Luís Felipe Martins da Cruz e Luciano de Sousa Lopes, ambos moradores do Bairro Matadouro.
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões