Publicada em 15/09/2019 - 11h50
Por Francisco Alves
Escolas participam de ações alusivas à campanha Setembro Amarelo
As ações envolvendo saúde e educação, foram focadas na prevenção do suicídio e na valorização da vida.
Nascer, crescer, morrer. Esse é o destino de todas as pessoas. No entanto, está sendo antecipado por muitas delas. Segundo relatórios do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o Piauí apresenta quase o dobro da Taxa Nacional de mortalidade por suicídio.
Já segundo dados do CFM, cerca de 50-60% das pessoas com problemas de saúde mental nunca procuraram ajuda de um profissional. Entre os motivos o de não procurar ajuda, está o medo de preconceito por parte de terceiros.
Mediante essas estatísticas a Equipe de Saúde da UBS Dona Rosaura, na cidade de São Miguel do Tapuio, em parceria do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) e as Escolas Lima Rebelo e o Centro Estadual de Educação Profissional Rural Conego Cardoso (CEEPRUCC), promoveram na última quinta-feira (12), atividades referentes à campanha dedicada à prevenção do suicídio.
Essa foi à primeira caminhada realizada no município de São Miguel do Tapuio com a participação de escolas da rede municipal, com a intenção não só chamar a atenção para a prevenção ao suicídio, mas incentivar a valorização da vida. Pois combater o estigma é salvar vidas.


A caminhada seguiu da UBS Dona Rosaura passando pelo Bairro Santa Rita até a quadra esportiva do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Conego Cardoso (CEEPRUCC). No local, aconteceu uma palestra proferida pela Assistente Social do CAPS, Francisca Castelo Branco, seguida de uma partição dos jovens adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV).


















Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Tópicos: escola saúde caps evento setembro prevenção suicídio
Mais notícias
-
Acolhimento e Cuidado | 03/11/2026, 10:10h
Pax União promove ação especial no Dia de Finados
Empresa ofereceu café da manhã e aferição de pressão arterial às famílias que visitaram os cemitérios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.
-
Missão Internacional | 03/11/2026, 09:57h
Presidente da APPM, Pompilim participa de missão internacional na China
Presidente da APPM busca oportunidades de investimentos, tecnologia e desenvolvimento para os municípios piauienses.
-
Concurso público unificado | 27/10/2026, 23:07h
APPM se reúne com TCE para discutir contratações temporárias e concurso público
Encontro discutiu prazos para adequação às orientações do Tribunal de Contas e medidas para garantir segurança jurídica aos gestores municipais.
-
Audiência pública | 27/10/2026, 22:52h
Prefeitura de SMT convoca população para audiência pública sobre metas fiscais
Audiência será realizada nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara Municipal, para avaliação das contas do segundo quadrimestre de 2026.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões