Publicada em 19/09/2019 - 10h23
Por Francisco Alves
Ceepru Cônego Cardoso fecha parceria com a Embrapa Meio Norte
No encontro, foi realizada uma demonstração prática da produção de mudas e processo de enraizamento da batata doce e macaxeira.
Estiveram reunidos na última terça-feira, 17 de Setembro, nas dependências do CEEPRU Cônego Cardoso, professores da área técnica juntamente com os Técnicos da Embrapa Meio Norte, Adão Cabral e Erisvaldo, para uma visita de apresentação do projeto Biofort para professores e alunos. Durante o encontro, foi realizada uma demonstração prática da produção de mudas e processo de enraizamento da batata doce e macaxeira, ambas biofortificadas.
Numa segunda etapa da visita, todos os participantes do evento se reuniram numa sala onde o técnico Adão Cabral, proferiu de forma prática e expositiva a história dos alimentos bioforticados no Brasil e no mundo, assim como as formas de melhoramento genético que compõe o projeto e seus financiadores e colaboradores. Ao final da palestra, foi firmada uma parceria entre a EMBRAPA e o CEEPRU Cônego Cardoso.
O Engenheiro Agrônomo, Francisco Porto, Mestre em Produção Vegetal pela UFPI e professor da escola acredita no sucesso da parceria. A coordenadora Pedagógica, Fábia Brandão, vê na parceria uma oportunidade para que os alunos da escola melhorem suas habilidades práticas e também o contato com a pesquisa trará novas oportunidades profissionais para os envolvidos no projeto.
O coordenador da área técnica, engenheiro agrônomo Marco Estevam, é um grande defensor da pesquisa agropecuária piauiense e a Embrapa é um exemplo de sucesso para o setor primário do nosso Estado. A professora Irislane Rodrigues (Zootecnista) ressaltou que o uso de subprodutos biofortificados podem produzir alimentos de origem animal com elevação de nutrientes e também contribuir com a diminuição da carência nutricional das pessoas que consumirem estes produtos.
A diretora, Djanira Gomes, demonstrou grande interesse com a parceira e também muito contentamento pelo fato de a escola ter sido escolhida para ser uma multiplicadora das tecnologias da Embrapa.
A Rede BioFORT é o conjunto de projetos responsáveis pela biofortificação de alimentos no Brasil. Coordenada pela Embrapa, busca diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar e nutricional através do aumento dos teores de “ferro, zinco e vitamina A” na dieta da população mais carente.
Fonte: Da redação
Mais notícias
-
Bem-Estar Animal | 29/08/2025, 10:17h
Prefeitura de São M. do Tapuio promove ação de Bem-Estar Animal com vacinação e castrações
As atividades têm continuidade nesta sexta-feira, 29 de agosto, na Escola CEEPRU Cônego Cardoso, onde estão sendo realizadas castrações.
-
Fluxo do transporte | 29/08/2025, 09:31h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio proíbe saída de ônibus do centro da cidade
O comunicado também alerta que o descumprimento da medida acarretará penalidades administrativas.
-
Centro Cultural | 23/08/2025, 10:05h
Prefeito de São Miguel do Tapuio anuncia construção do Centro Cultural de Eventos
O novo equipamento público será erguido no espaço que antes abrigava o Clube Municipal.
-
Parlamento Juvenil | 11/08/2025, 15:37h
Sãomiguelense representa o Piauí no Parlamento Juvenil do Mercosul
Ana Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, participa de encontro em Foz do Iguaçu com jovens de países do bloco.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões