Publicada em 10/03/2020 - 14h26
Por Da Redação
Governo distribui mudas de caju para agricultores de vários municípios
No total serão distribuídas mais de 200 mil mudas em 52 municípios do estado do Piauí.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), realiza a entrega de mudas de caju anão para agricultores do Território dos Cocais. Nessa segunda-feira (9), foram beneficiados produtores dos municípios de Esperantina, Morro do Chapéu e Luzilândia.
De acordo com a SAF, serão distribuídas mais de 200 mil mudas em 52 cidades dos territórios do Vale do Canindé (7 municípios), Chapada Vale do Itaim (4 municípios), Vale do Guaribas (13 municípios), Vale do Sambito (9 municípios), Cocais (17 municípios), Carnaubais (um município) e Entre Rios (um município).
O diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), Clébio Coutinho, e o representante da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Francisco Limma, participaram da distribuição de mudas nesses municípios.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Batalha e morador da comunidade Inbiribas, Francisco das Chagas de Araújo, avaliou que a entrega das mudas significa um incentivo para o agricultor da região, que tem “um grande potencial, principalmente para o caju”.
Bernardo Siqueira, presidente do STTR, do Morro do Chapéu, afirma que as mil mudas que receberam vão fortalecer o plantio. “Onde o pequeno produtor vai receber incentivo, produzir com mais qualidade e criar uma nova forma de renda para sustentar a família”, declarou.
O processo de distribuição de mudas de caju nos Territórios Vale do Canindé, Chapada Vale do Itaim, Vale do Guaribas e Vale do Sambito teve início em fevereiro de 2020, com a liberação da autorização aos municípios selecionados em cada território e entrega simbólica das mudas nos municípios de Santa Rosa do Piauí e Oeiras.
O valor total do investimento do governo nesta ação é de R$ .643.896,00, beneficiando 2.168 famílias dos Vales do Canindé, Guaribas, Sambito, Chapada Vale do Itaim, Cocais, Carnaubais e Entre Rios.
Para Clebio Coutinho, a ação da SAF tem como objetivo principal, além de fortalecer o sistema de produção da agricultura familiar, o de repor a área que foi perdida a partir de 2008, principalmente em 2015, quando a área de caju do estado foi reduzida em mais de 100 mil hectares. “O Estado, preocupado com esta redução, vem trabalhando na reposição desta área anualmente”, pontuou o diretor.

Fonte: Com informações da CCom
Mais notícias
-
Piauí Run Tour | 16/07/2026, 19:58h
São Miguel do Tapuio sediará etapa do Piauí Run Tour no dia 25 de julho
A prova terá percurso de 5 quilômetros e será aberta à participação de corredores profissionais e amadores.
-
Investimentos | 05/07/2026, 21:22h
Mercado reformado e novos veículos são entregues em São Miguel do Tapuio
Durante a solenidade, o prefeito Pompilím ressaltou a importância dos investimentos para o crescimento e melhoria do município.
-
Mais uma unidade | 22/06/2026, 19:51h
Prefeito Pompilím inaugura nova estrutura da CMEI Professora Divane Pereira Soares
A unidade passou a contar com espaços renovados e ampliados, planejados para oferecer mais conforto e qualidade aos estudantes.
-
Campeonato Regional | 16/06/2026, 21:11h
Campeonato Regional de Quadrilhas marca encerramento do Festejo Junino em São Miguel do Tapuio
São João Dourado, de Piripiri, conquistou o título de campeã da competição que marcou o encerramento da programação junina no município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões