Publicada em 31/03/2020 - 20h55
Por Da Redação
Prefeito edita novo Decreto sobre atividades comerciais no município
No novo decreto, fica suspenso o funcionamento das escolas das redes municipal e privada, inicialmente, por 15 dias.
O Prefeito Lincoln Matos, assinou nesta terça-feira, dia 31 de Março, Decreto Municipal de Nº 214/2020, que dispõe sobre o funcionamento das atividades de indústria, comércio, logística e sociais, para o atendimento mínimo às demandas da população e do Poder Público, na vigência do “estado de calamidade pública”, decorrente do novo coronavírus (COVID-19).
No novo decreto, fica suspenso o funcionamento das escolas das redes municipal e privada, inicialmente, por 15 dias, prorrogando, assim, o disposto no parágrafo I, do art. 9º, do Decreto Municipal nº 209/2020, de 17/03/2020. Clique AQUI e veja o decreto na integra.
Ficam suspensas atividades em bares, restaurantes, clubes, academias, casas de espetáculo e salões de beleza; atividades de saúde bucal/odontológica, públicas e privadas, exceto aquelas relacionadas aos atendimentos de urgência e emergência; bem como eventos esportivos.
Não se aplica a suspensão do funcionamento em mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras e centros de abastecimento de alimentos, distribuidoras de gás, farmácias e drogarias. Os postos revendedores de combustíveis deverão funcionar no horário de 7 às 19h e Padarias podem funcionar, mas fica proibido o consumo de alimentos no local.
Hotéis podem funcionar com atendimento exclusivo dos hóspedes, ficando vedado o funcionamento das suas áreas comuns e todas as refeições devendo ser servidas, exclusivamente, nos quartos.
Os bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, deve ser respeitado e cumprido um limite máximo para acesso e distância mínima de 2m (dois metros) entre as pessoas. Funcionam também oficinas mecânicas para prestação de serviços e atividades essenciais, borracharias; lojas de venda de peças para veículos e locadoras de veículos.
Os templos religiosos de qualquer crença, os quais podem manter suas portas abertas simbolicamente, sendo vedada a celebração de cultos, missas e rituais. Podem funcionar também lojas de material de construção, de agropecuárias, para o abastecimento de insumos agrícolas e de natureza animal; de clínicas veterinárias, farmácias veterinárias, hospitais veterinários e Pet Shops.
Os estabelecimentos, serviços e atividades a que se refere este Decreto, nesse período de crise na saúde pública, decorrente do novo coronavírus (COVID-19), devem adotar/reforçar as medidas de controle de acesso e de limitação de pessoas nas áreas internas e externas, de modo a evitar aglomerações e a resguardar a distância mínima de 2 m (dois metros) entre todas as pessoas.
Além do item acima, devem cumprir os protocolos, orientações e determinações expedidas pelos órgãos e entidades de saúde federal, estadual e municipal, sujeitando-se, no caso de descumprimento, a aplicação, cumulativamente, das penalidades de multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento, na forma da legislação vigente.
O novo Decreto entra em vigor na data de sua publicação e terá validade até revogado as disposições em contrário.
Clique AQUI para baixar o decreto.
Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Tópicos: decreto medidas coronavírus Prefeito
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões