Publicada em 09/06/2020 - 13h52
Por Da Redação
Novo decreto municipal permite reabertura das igrejas para celebrações
As atividades religiosas serão retomadas, mas limitando a presença de fiéis em até 25% da sua ocupação habitual.
O prefeito Lincoln Matos (PTB) assinou na última segunda-feira (8) decreto de Municipal de nº 240/2020, que dispõe sobre o funcionamento das atividades religiosas para atendimento mínimo às demandas da população no município de São Miguel do Tapuio e do Poder Público na vigência do "estado de calamidade pública", decorrente do novo coronavírus (COVID- 19).
O decreto flexibiliza a reabertura dos templos religiosos, mas com algumas restrições quanto à realização de missas e cultos. O documento permite a celebração de cultos, missas e rituais em Templos religiosos de qualquer crença, desde que sigam as seguintes determinações sanitárias expedidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Pelo decreto, a retomada dessas atividades religiosas será a partir de 10/06/2020, mas limitando a presença de fiéis em até 25% da sua ocupação habitual, e os eventos religiosos só podem acontecer no máximo, 03 vezes por semana com duração máxima de 02 horas cada.
Os Templos religiosos terão que disponibilizam recipientes com álcool em gel a 70% para uso de todas as pessoas que irão participar de missas, cultos e celebrações e é imprescindível o uso das máscaras nas atividades religiosas, assim como respeitar o distanciamento social de 2 metros por pessoa.
A igreja/templo deverá também ser higienizada antes e depois das celebrações com hipoclorito de sódio (1% a 2%) e devem-se priorizar ambientes com ventilação melhor possível, janelas e portas preferencialmente abertas, evitando-se o uso de condicionador de ar.
Vale informar à população que o novo decreto flexibiliza padres e pastores a retomada das missas e cultos com a presença das pessoas, mas cada cidadão que comparecer às igrejas, também é responsável por respeitar as regras impostas para que não haja riscos de contágio pelo novo coronavírus.
Clique AQUI e veja na integra o novo Decreto Municipal.
Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Tópicos: decreto funcionamento flexibilização Igrejas templos
Mais notícias
-
Marcha dos Prefeitos | 22/05/2026, 18:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Comitiva participou de debates sobre fortalecimento financeiro das prefeituras e pautas estratégicas para os municípios brasileiros.
-
ICMS Ecológico | 18/05/2026, 09:18h
São Miguel do Tapuio conquista Selo A do ICMS Ecológico pela 6ª vez consecutiva
Município mantém certificação máxima e segue entre os destaques ambientais do Piauí.
-
Títulos de Cidadão | 18/05/2026, 08:29h
Câmara de São M. do Tapuio entrega Títulos de Cidadão Sãomiguelense em sessão solene
Cerimônia homenageou personalidades reconhecidas por contribuições ao desenvolvimento, à comunicação e ao fortalecimento do município.
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões