Publicada em 24/08/2020 - 19h45
Por Da Redação
Vídeo mostra aglomeração de pessoas durante vaquejada em Assunção do Piauí
Imagens mostram desrespeito a decretos do estado e às orientações das autoridades da saúde para evitar a disseminação da Covid-19.
Circulam nas redes sociais vídeos que teriam sido gravados durante uma vaquejada realizada no último sábado, dia 22, em Assunção do Piauí, município a 281 km de Teresina. As imagens mostram pessoas aglomeradas e sem máscara, desrespeitando decretos do Governo do Estado e orientações das autoridades da saúde para evitar o contágio da Covid-19.
Procurado, o prefeito de Assunção do Piauí, Antônio Luiz Neto, “Netinho”, (PSD), informou ao Portal G1, que tomou conhecimento do evento no domingo (23) e repassou o caso para a Vigilância Sanitária. O gestor disse que vai identificar os responsáveis, ouvi-los e, possivelmente, multá-los.
O vídeo mostra dezenas de pessoas próximas umas às outras, contrariando as recomendações de distanciamento social para conter a contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, algumas pessoas dançam agarradas, o que também não recomendado.
Situação da Covid-19 na cidade
De acordo com o painel epidemiológico Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Assunção do Piauí registrou, até a noite de domingo (23), 117 casos de infecção pelo novo coronavírus.
A cidade teve um óbito pela Covid-19 até o momento. Em caso de hospitalização, os pacientes que residem em Assunção do Piauí devem se deslocar para Castelo do Piauí, localizado cerca de 90 km da cidade, ou, em casos de alta complexidade, para Campo Maior, distante cerca de 195 km.
Segundo a Sesapi, até a noite de domingo (23), o Hospital Regional de Campo Maior estava com 4 dos seus 18 leitos clínicos ocupados. Além disso, a unidade contava com quatro vagas em leitos de estabilização, o hospital possui cinco leitos desse tipo.
Não há leito de UTI na unidade, em caso de necessidade os pacientes devem ser transferidos para Teresina ou Piripiri.
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Fonte: Com informações do G1/Piauí
Mais notícias
-
Sessões de novembro | 03/12/2025, 09:05h
Câmara Municipal de SMT aprova matérias e moderniza Regimento Interno
Sessões de novembro foram marcadas por debates voltados ao desenvolvimento das comunidades e novas propostas para o município.
-
Pautas municipalistas | 03/12/2025, 08:54h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de reunião em Brasília para tratar de pautas municipalistas
O encontro contou com o apoio de 43 prefeitos, que reforçaram demandas prioritárias para o desenvolvimento das cidades do Estado.
-
Série de demandas | 25/11/2025, 17:26h
Prefeito Pompilím busca equipamentos para o novo matadouro público do município
Acompanhado do secretário municipal de agricultura, Dr. Willames e do deputado Ziza Carvalho, o gestor apresentou uma série de demandas.
-
Mirante do Deserto | 22/11/2025, 19:17h
Famílias deixam a cidade de São Miguel do Tapuio em busca de sossego em empreendimento rural
Várias famílias estão trocando a rotina dificil da zona urbana por qualidade de vida, segurança e novas oportunidades no campo.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões