Publicada em 24/08/2020 - 19h45
Por Da Redação
Vídeo mostra aglomeração de pessoas durante vaquejada em Assunção do Piauí
Imagens mostram desrespeito a decretos do estado e às orientações das autoridades da saúde para evitar a disseminação da Covid-19.
Circulam nas redes sociais vídeos que teriam sido gravados durante uma vaquejada realizada no último sábado, dia 22, em Assunção do Piauí, município a 281 km de Teresina. As imagens mostram pessoas aglomeradas e sem máscara, desrespeitando decretos do Governo do Estado e orientações das autoridades da saúde para evitar o contágio da Covid-19.
Procurado, o prefeito de Assunção do Piauí, Antônio Luiz Neto, “Netinho”, (PSD), informou ao Portal G1, que tomou conhecimento do evento no domingo (23) e repassou o caso para a Vigilância Sanitária. O gestor disse que vai identificar os responsáveis, ouvi-los e, possivelmente, multá-los.
O vídeo mostra dezenas de pessoas próximas umas às outras, contrariando as recomendações de distanciamento social para conter a contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, algumas pessoas dançam agarradas, o que também não recomendado.
Situação da Covid-19 na cidade
De acordo com o painel epidemiológico Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Assunção do Piauí registrou, até a noite de domingo (23), 117 casos de infecção pelo novo coronavírus.
A cidade teve um óbito pela Covid-19 até o momento. Em caso de hospitalização, os pacientes que residem em Assunção do Piauí devem se deslocar para Castelo do Piauí, localizado cerca de 90 km da cidade, ou, em casos de alta complexidade, para Campo Maior, distante cerca de 195 km.
Segundo a Sesapi, até a noite de domingo (23), o Hospital Regional de Campo Maior estava com 4 dos seus 18 leitos clínicos ocupados. Além disso, a unidade contava com quatro vagas em leitos de estabilização, o hospital possui cinco leitos desse tipo.
Não há leito de UTI na unidade, em caso de necessidade os pacientes devem ser transferidos para Teresina ou Piripiri.
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Fonte: Com informações do G1/Piauí
Mais notícias
-
Marcha dos Prefeitos | 22/05/2026, 18:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Comitiva participou de debates sobre fortalecimento financeiro das prefeituras e pautas estratégicas para os municípios brasileiros.
-
ICMS Ecológico | 18/05/2026, 09:18h
São Miguel do Tapuio conquista Selo A do ICMS Ecológico pela 6ª vez consecutiva
Município mantém certificação máxima e segue entre os destaques ambientais do Piauí.
-
Títulos de Cidadão | 18/05/2026, 08:29h
Câmara de São M. do Tapuio entrega Títulos de Cidadão Sãomiguelense em sessão solene
Cerimônia homenageou personalidades reconhecidas por contribuições ao desenvolvimento, à comunicação e ao fortalecimento do município.
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões