Publicada em 29/09/2020 - 22h08
Por Da Redação
Equipe técnica do SIM intensifica visitas aos produtores do município
Durante as visitas, a equipe repassa orientações que devem ser feitas para obtenção do Serviço de Inspeção Municipal.
A equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Miguel do Tapuio, vem intensificado visitas aos produtores rurais do município. Durante as visitas, são repassadas orientações que devem ser feitas para obtenção do Serviço de Inspeção Municipal.
De acordo com o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, Médico Veterinário Miguel Soares, na comunidade Coqueiro, foram visitados os produtores de mel, Júnior Campelo e Arimatéia Cardoso.
“O estabelecimento que visitamos já está cadastrado no Sistema do Serviço de Inspeção Municipal, então essa é a primeira visita ao local e é um dos momentos mais importantes de todo o processo, porque nessa primeira visita verificamos todos os aspectos relacionados à higienização exigida, além de verificarmos a estrutura, condição física do espaço.”, explicou o coordenador.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Marco Estevam, o local apresentou 70% dos requisitos, que corresponde à parte de equipamentos e estrutura física. “O local conta com uma mesa desoperculadora, onde é possível retirar as sujidades, depois o material é colocado na centrífuga e logo após no decantador. Finalizada a decantação, o mel já fica pronto para ser envasado. Esse é o processo.”, explicou o engenheiro.
Engenheiro Agrônomo Marco Estevam, orientou que para não ocorrer perda por parte deles {produtores}, recomenda visitar os apiários de 15 em 15 dias, verificando se há pragas, cuidando da alimentação das abelhas. O mais importante é higiene no processo: cera de boa qualidade, limpar bem a caixa ao trocar a cera.
A próxima visita ficou agendada para daqui a 40 dias, que foi o prazo estipulado pelos produtores interessados em obter o Selo. Adequações sugeridas: cercar a Casa de Mel; Pintar as paredes internas e externas; Limpar o entorno da Casa de Mel e também Rebocar e Pintar (tinta lavável branca) as paredes do Depósito de Mel.
Atendendo às exigências que foram solicitadas, os mesmos obterão o Selo de Inspeção e, assim, poderão vender o produto com maior segurança no município e região.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Mais notícias
-
Destaque no Seduckathon | 07/03/2026, 09:16h
Estudantes de São M. do Tapuio participam de imersão acadêmica no Rio de Janeiro
Grupo do CETI Dona Rosaura participou de curso no IMPA Tech e visitou importantes centros tecnológicos, científicos e culturais da capital fluminense.
-
Reforço Social | 03/03/2026, 07:46h
São Miguel do Tapuio recebe van para reforçar Assistência Social
O veículo do MobSUAS foi entregue em solenidade realizada no estacionamento da Alepi, em Teresina.
-
Festa confirmada | 02/03/2026, 12:03h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio divulga atrações musicais do aniversário do município
Cidade completa 88 anos no dia 25 de março e terá shows no dia 26, além de programação institucional.
-
Reurbanização | 26/02/2026, 11:31h
Prefeito Pompilím anuncia reurbanização da Avenida Major Gonçalves Araújo
Projeto vai transformar via que liga o Centro ao bairro de Fátima, com ciclofaixa, pista de cooper e nova iluminação em LED.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões