Publicada em 17/10/2020 - 06h57
Por Da Redação
Professores fazem manifestação em frente à prefeitura de Assunção do Piauí
Os manifestantes estavam cobrando da gestão municipal, o reajuste do piso salarial de 12,84%, que segundo eles, ainda não foi pago.
Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Assunção do Piauí, cidade localizada distante 280 km da capital Teresina, realizaram na última quarta-feira, dia 14 de outubro, uma manifestação de frente à prefeitura do município cobrando o reajuste do piso salarial de 12,84%, que segundo eles, ainda não foi pago pela gestão municipal.
O reajuste está previsto na chamada Lei do Piso (Lei 11.738), de 2008. O texto estabelece que o piso salarial dos professores do magistério seja atualizado, anualmente, no mês de janeiro. A regra está em vigor desde 2009, ano em que o valor de R$ 950,00 foi ponto de partida para o reajuste anual.
Além do reajuste do piso salarial dos professores do magistério de 12,84%, os profissionais da educação estavam cobrando também da gestão municipal um terço de férias, que segundo eles, era pra ter sido pago no mês de junho e a mudança de nível, que é quando o docente conclui um curso de titularidade superior ao nível que se encontrava em sua posse.
Ainda segundo informações dos manifestantes, o prefeito Netinho teria enviado para a Câmara Municipal um projeto Lei reajustando o piso salarial dos professores, no entanto, a matéria foi rejeitada pela maioria dos vereadores, por não está de acordo com o piso nacional, que é de 12,84%.


Vale ressaltar que por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a Câmara municipal de Assunção do Piauí, teria suspendido as sessões Ordinárias, para evitar a propagação da Covid-19. Com o mesmo objetivo, o município de Assunção do Piauí, assim como todos os municípios do estado, também suspendeu as aulas presenciais.
Outro lado
O Portal Samita tentou contato com o presidente da Câmara, Vereador Ronnivon de Sousa Lima, para saber se a gestão municipal teria enviado um novo projeto ao Legislativo, mas até o fechamento da matéria não teria respondido a nossa mensagem. Tentamos contato também com a Secretária municipal de Educação, mas o telefone não completou a ligação, No entanto, deixamos o nosso espaço aberto para quaisquer esclarecimentos sobre o tema com os mesmos destaques.

Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Tópicos: manifestação educação Assunção do Piauí professores piso
Mais notícias
-
Escolinha de Futebol | 09/11/2025, 16:29h
Prefeitura de Castelo do Piauí lança Escolinha de Futebol Gabriel Moreira Uchôa
As atividades serão realizadas na Quadra Poliesportiva do CETI Cônego Cardoso, sob a orientação de Paulinho Castelo e da equipe da SECUTE.
-
Fortalecimento da agricultura | 09/11/2025, 15:41h
Deputado Átila Filho (PP) destina trator agrícola para Assentamento São Francisco
O anúncio foi feito durante encontro do parlamentar com o prefeito Pompílio Filho, acompanhando do vice-prefeito, Ribinha e do vereador Julieta.
-
Seleção | 09/11/2025, 15:31h
Secretaria de Educação lança editais para novas seleções em São Miguel do Tapuio
Editais oferecem vagas para Diretor Escolar, Professor e Auxiliar de Atividade Educacional com inscrições até dia 14 de novembro.
-
Mais de 200 estudantes | 09/11/2025, 15:24h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio garante transporte público para alunos realizarem o Enem
Quatro ônibus saíram do Terminal Rodoviário Marly Evaristo Cardoso Furtado levando estudantes de três escolas estaduais do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões