Publicada em 15/12/2020 - 09h42
Por Francisco Alves
Parque Estadual Cânion do Rio Poti terá Centro de Turismo Ambiental
O parque deve ser o primeiro a passar pelo processo de estruturação das unidades de conservação elaborado pela Semar.
Uma comitiva de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) realizou, nesse sábado (10), visita técnica ao Parque Estadual Cânion do Rio Poti, no município de Buriti dos Montes. O parque deve ser o primeiro a passar pelo processo de estruturação das unidades de conservação elaborado pela Semar.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, destaca a importância da visita. “Reunimos os órgãos que estão conosco na elaboração do projeto que será implantado no cânion. Juntos conhecemos melhor a área, suas particularidades e potencialidades”, aponta a gestora.
As equipes puderam debater diversos pontos do projeto que deve implantar uma série de estruturas voltadas ao ecoturismo e à educação ambiental. “Com a estruturação, o crescimento regional vai ser impulsionado. O projeto está sendo pensado de maneira que a comunidade seja integrada por meio de um amplo programa de educação – ambiental e técnica, esta em parceria com a Seduc”, explica Sádia Castro.
Valeria Barros, técnica da Unidade de Educação Profissional da Seduc, acrescenta que, “após a visita, delimitaremos quais cursos podemos oferecer, considerando esta ideia inicial de haver um hotel escola no parque”.
Romilla Freitas, turismóloga da Secretaria do Turismo, ressalta que, para iniciar, é preciso fazer de uma pesquisa de demanda turística. “Precisamos compreender o potencial real deste local pensando ainda no que pode ser agregado para melhor receber os turistas, alinhando a estruturação do local a ações de empreendedorismo, educação e meio ambiente que envolverão a comunidade do entorno”, destaca a técnica.
A coordenadora de Projetos da Superintendência de Parceria e Concessões, Luiza Macedo, destaca que “a Suparc entra na fase final desse projeto, mas participamos desta visita técnica inicial para subsidiar esta fase de levantamento de dados, de análise do equipamento para estarmos em sintonia, desde o início, com esse projeto que alinhará turismo, educação e fortalecimento da cultura e infraestrutura local”.
“Saio desta análise territorial muito entusiasmado. A arquitetura do projeto será sustentável elevada ao máximo. Até pelo fato de se estar distante de um centro urbano denso, nos obriga a pensar esta célula de educação e turismo de forma completamente autossustentável. A produção de alimentos e o cuidado com os resíduos será uma das principais questões”, encerra o arquiteto.
Expedição ao Parque Estadual Cânion do Rio Poti
Fonte: Com informações da Ccom/Governo Piauí
Tópicos: parque estadual Cânion Poti centro turismo ambiental
Mais notícias
-
baixa umidade | 22/11/2024, 08:21h
Baixa umidade: 134 municípios do Piauí entram em alerta amarelo; veja a lista
A previsão indica que a umidade relativa do ar pode oscilar entre 20% e 30%, para as regiões sudoeste, centro-norte, norte e sudeste piauiense
-
Dia da Consciência Negra | 22/11/2024, 07:53h
Escola da rede municipal realiza atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra
O evento envolveu os estudantes da Educação Infantil em uma programação especial, repleta de aprendizado.
-
Major da Polícia | 22/11/2024, 07:44h
Comandante de policiamento de São Miguel do Tapuio é promovido a Major da Polícia Militar
No ato, o governador Rafael Fonteles anunciou um novo curso de formação com 600 vagas para aprovados no concurso da PM.
-
Pactos pelo Piauí | 22/11/2024, 07:34h
Prefeito Pompilím e o vice-prefeito eleito Ribinha, participam de Pactos pelo Piauí
Mais de 200 gestores municipais se reúnem em Teresina para debater desafios e estratégias para o futuro do estado.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões