Publicada em 16/12/2020 - 13h36
Por Francisco Alves
Ministério Público do Piauí deflagra a Operação “Queda do Império”
A operação investiga vários delitos de lavagem de dinheiro, fraude a licitações e desvio de recursos públicos em cidades do Piauí.
Na manhã desta quarta-feira, dia 16 de Dezembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO/MPPI deflagrou uma operação denominada “Queda do Império”, que investiga uma organização criminosa constituída para praticar os delitos de lavagem de dinheiro, fraude a licitações e desvio de recursos públicos em várias cidades do Estado do Piauí.
Através de Procedimento de Investigação Criminal instaurado no âmbito do GAECO/MPPI, e em razão do avançar da investigação e após decisão judicial proveniente do Tribunal de Justiça, estão sendo cumpridos 08 (oito) mandados de busca e apreensão nas seguintes cidades: Avelino Lopes, Redenção do Gurgueia, Curimatá, Capitão Gervásio Oliveira e Flores do Piauí.
Foi possível concluir, até o momento, que o esquema criminoso é formado por agentes públicos e empresários, os quais se utilizam de uma construtora de fachada, sem qualquer capacidade operacional, para forjar prestação de serviços públicos contratados após várias licitações fraudulentas. Os valores ainda estão sendo auditados, mas o montante de recursos públicos que teriam sido desviados já passa de R$ 1,2 milhão.
Conforme apurado, foram realizadas transferências de recursos públicos municipais para a empresa sem que houvesse a efetiva prestação do serviço contratado. Depois disso, os recursos públicos foram pulverizados em diversas contas bancárias para dificultar a identificação e a recuperação dos valores.
A Operação “Queda do Império” conta com o auxílio da Polícia Civil e da Polícia Militar para o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
Fonte: Com informações do Ccom/MP-Piauí
Tópicos: ministério público piauí operação polícia queda do império
Mais notícias
-
Tecnologia Viva | 20/06/2025, 08:01h
Alunos do Ceti Dona Rosaura irão a Teresina participar da maratona Seduckathon 2025
Cinco estudantes e um professor estarão na final do Seduckathon 2025 apresentando um projeto de horta automatizada.
-
Violência no trânsito | 19/06/2025, 19:14h
Câmara de São Miguel do Tapuio realiza Audiência Pública para discutir violência no trânsito
A Audiência foi uma iniciativa motivada por meio de um Requerimento de autoria do vereador Clodomar Mineiro.
-
Conferência Municipal | 18/06/2025, 15:14h
São M. do Tapuio realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
O evento teve como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
-
Segurança no trânsito | 17/06/2025, 08:30h
Câmara Municipal de SMT realizará Audiência Pública para discutir segurança no trânsito
O encontro está marcado para o dia 18, às 10h da manhã, no Plenário Legislativo da Câmara.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões