Publicada em 23/02/2021 - 20h03
Por Francisco Alves
Jovens e pessoas com obesidade são os novos perfis de internados por Covid
O perfil dos internados em hospital mudou para jovens e pessoas obesas. Antes era mais pacientes idosos, diz diretor da Sesapi
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria Estadual de Saúde, Alderico Tavares, informou que tem aumentado as interações nas UTIs de pessoas jovens e pacientes acima do peso, mudando o perfil das pessoas que precisam da rede hospitalar.
“Antes era mais pacientes idosos nos leitos de UTIs e hoje o que a gente está acompanhando é que esse perfil está se modificando, são pessoas mais jovens e obesas que estão sendo mais acometidas com a Covid-19 e necessitando de UTI”, afirmou Alderico Tavares.
A ocupação de leitos clínicos e de UTI aumentou numa velocidade que provocou alerta nas autoridades de saúde. Nesta terça-feira (23), as internações em Teresina estão esgotadas e o estado caminha para uma ocupação geral acima de 90%.
Segundo Alderico Tavares, a taxa de permanência de um paciente varia de três a quatro semanas, chegando a 50 dias, dependendo da gravidade.
Diante do aumento de internações e a falta de insumos, o governo promete novo decreto com medidas mais restritivas para barrar a transmissão da Covid-19.
O superintendente voltou a fazer apelo para a população respeitar o distanciamento social, evitar a aglomeração, e manter as medidas de higienes.
Governo aumentou 15 leitos de UTIs
A Secretaria Estadual de Saúde decidiu reabrir 15 novos leitos de UTIs para reforçar atendimentos em Teresina e na região Norte, principalmente em Parnaíba e Piripiri.
De acordo com a Sesapi, serão ampliados cinco leitos de UTIs em Piripiri e cinco leitos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), além de vagas no Heda, de Parnaíba.
Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde
Mais notícias
-
Defensoria Itinerante | 13/05/2025, 11:01h
Defensoria Pública realiza mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos em SMT nesta terça-feira (13)
O mutirão tem como objetivo facilitar o acesso da população a serviços jurídicos essenciais, promovendo cidadania e garantindo direitos.
-
Homenagem às mães | 11/05/2025, 11:05h
Prefeitura e Secretaria de Assistência Social e Trabalho realizarão festa em homenagem às mães
O evento será realizado na Praça Coronel Manoel Evaristo, dia 15 de maio, a partir das 18 horas.
-
Mês das Mães | 11/05/2025, 10:19h
Armazém Paraíba inicia promoção do Mês das Mães com música ao vivo e clima de festa
Durante a abertura, os clientes foram recepcionados por colaboradores da loja e puderam desfrutar de uma programação diferenciada.
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões