Publicada em 28/03/2021 - 11h48
Por Da Redação
Médico que tomou a 1ª dose da vacina morre de complicações da Covid
Dr. Cantuária, como era conhecido, foi Secretário Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, entre 1996 e 2000.
Faleceu na noite do último sábado (27), o médico José Antônio Cantuária Rosa, de 62 anos de idade, ex-diretor do Hospital Getúlio Vargas e que atualmente atuava na linha de frente de combate à covid-19 no Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). As informações são do Portal O Dia.
O Dr. Cantuária, como era conhecido, havia sido vacinado com a primeira dose da vacina contra a doença no município de Campo Maior, mas acabou contraindo o vírus e vindo a óbito. Segundo a Prefeitura de Campo Maior, ele não chegou a receber a segunda dose do imunizante.
No final de fevereiro, amigos e familiares chegaram a comemorar a recuperação do médico. Em uma foto, o Dr. Cantuária aparece cercado de pressionais da saúde comemorando ter vencido a Covid.
O médico recebeu alta da UTI após ficar intubado para tratamento da doença, mas após alguns dias voltou a ficar em coma com quadro de insciência respiratória.
Na noite de ontem, o Dr. Cantuária não resistiu às complicações e faleceu em um hospital particular de Teresina. A morte do médico foi confirmada por colegas do Hospital Regional de Campo Maior.
A morte do profissional de saúde alerta para o fato de que todos os principais imunizantes contra o novo Coronavírus, com exceção da vacina da Janssen, precisam ser aplicados em duas doses para garantir a imunização.
Por isso, é importante que a população já vacinada com a primeira dose que atenta ao calendário de vacinação para receber a segunda aplicação e continue com as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel para evitar a contaminação pelo vírus.
No caso da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butatan em parceria com a empresa Sinovac, o período máximo para aplicação da segunda dose é de 28 dias. Enquanto a vacina Oxford/AstraZeneca o intervalo máximo para a dose de reforço é de até 90 dias.
Foto: Divulgação no Facebook pessoal.
Fonte: Com informações do Portal O Dia
Mais notícias
-
Fortalecimento das ações | 29/05/2025, 18:02h
Secretaria municipal de educação fortalece parceria com SEDUC-PI para aprimorar a qualidade do ensino
O encontro teve como foco o fortalecimento das ações conjuntas entre o município e o Governo do Estado.
-
Etapa internacional | 29/05/2025, 17:48h
Estudante do Ceti Dona Rosaura vai representar o Piauí na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul
Anna Vitória, aluna da 2ª série, está na capital federal desde a última segunda-feira (26), participando do Curso de Formação do PJM.
-
Sessão ordinária | 29/05/2025, 17:21h
Câmara de São Miguel do Tapuio realiza primeira sessão ordinária do mês de maio
A pauta da sessão foi extensa, com apresentação de 15 requerimentos e 8 proposições legislativas.
-
Defesa dos Municípios | 21/05/2025, 14:51h
Prefeito Pompilím anuncia R$ 2 milhões para a saúde e revitalização de praça em São Miguel do Tapuio
O recurso para a saúde é fruto de articulação política do prefeito Pompilím com o senador Ciro Nogueira.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões