Publicada em 29/04/2021 - 19h36
Por Da Redação
STF determina realização do censo demográfico de 2021. CNM comemora
A CNM comemora a medida, visto que a realização do Censo deve ser uma prioridade para o país, diante do grande impacto que provoca.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu liminar na última quarta-feira, 28 de abril, determinando à União e à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a adoção de medidas voltadas à realização do censo demográfico de 2021. A decisão é do ministro Marco Aurélio, na Ação Cível Originária (ACO) 3508, ajuizada pelo Estado do Maranhão.
A medida vem após manifestação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) emitir nota reafirmando que a medida, além de descumprir a legislação, prejudica a aplicação de recursos e a construção de políticas sociais no país, afetando, portanto, toda a população brasileira.
Para o ministro Marco Aurélio, o direito à informação é basilar para que o poder público possa formular e implementar políticas públicas, pois é por meio de dados e estudos que os governantes podem analisar a realidade do país. Ele lembrou que os dados coletados auxiliam os Poderes Executivo e Legislativo na elaboração de políticas para implementar direitos fundamentais previstos na Constituição Federal.
A CNM comemora a medida, visto que a realização do Censo deve ser uma prioridade para o país, diante do grande impacto que provoca. O Censo é a mais importante radiografia do Brasil, e os indicadores demográficos e socioeconômicos produzidos orientam investimentos e subsidiam políticas implementadas pelas três esferas de governo.
O relator destacou que a União e o IBGE, ao deixarem de realizar o estudo em 2021 em razão de corte de verbas, descumpriram o dever de organizar e manter os serviços oficiais de estatística e geografia de alcance nacional, ameaçando, assim, a própria força normativa da Lei Maior.
Por fim, o ministro Marco Aurélio considerou que é imprescindível a atuação conjunta dos três Poderes para o cumprimento da Constituição. Segundo o jurista, em razão da omissão constatada e da aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais, cabe ao Supremo impor a adoção de providências para viabilizar a pesquisa demográfica.
Fonte: Com informações da Agência CNM de Notícias e STF
Tópicos: ibge censo demográfico
Mais notícias
-
Luto | 10/09/2026, 08:03h
Morre aos 65 anos o vereador e secretário de São Miguel do Tapuio, Paiva Júnior
Parlamentar estava licenciado do cargo de vereador e atuava como secretário municipal de Administração.
-
Neto Saraiva | 30/08/2026, 09:40h
Unidade Escolar Manoel Evaristo de Paiva recebe artista Neto Saraiva em apresentação do projeto “Heróis dos Carnaubais”
Encontro reuniu estudantes em uma manhã de arte, cultura e valorização da identidade regional.
-
Dia dos pais | 23/08/2026, 21:31h
Prefeitura municipal de São Miguel do Tapuio realiza festa em homenagem aos pais
Evento aconteceu na última quinta-feira (20) e reuniu pais do município em uma noite de homenagens, apresentações, brindes e sorteios.
-
Ato público | 20/08/2026, 13:18h
São M. do Tapuio realiza ato público em apoio às ações de proteção e valorização das mulheres
Programação reuniu autoridades, servidores e moradores em uma noite de informação, cultura, esporte e lazer.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões