Publicada em 04/05/2021 - 10h32
Por Da Redação
Estado elabora projetos para garantir segurança hídrica a municípios
O governador Wellington Dias analisou, em reunião com o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes.
O governador Wellington Dias analisou, nesta segunda-feira (3), em reunião com o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, e o superintendente da pasta, Rodrigo Martins, propostas de projetos de segurança hídrica para inclusão no PRO Água. O governo estuda medidas e obras que garantam o abastecimento ininterrupto d’água, em municípios que sofrem com a seca, ano após ano.
“O objetivo é garantir o seguimento de obras em andamento para completar segurança hídrica com água potável, de qualidade. Além disso, incluir novas alternativas”, explicou Dias.
Ainda em fase de elaboração, o PRO Água busca solucionar o problema da escassez hídrica. Entre as obras possíveis, estão previstas barragens em áreas elevadas para distribuição de água por gravidade. Outra opção são os sistemas de baterias de poços. O programa deve oferecer alternativas de abastecimento permanente para mais de 30 municípios que convivem com a estiagem, entre eles Caracol, Jaicós, São Braz do Piauí e Fartura do Piauí.
Em 2021, de acordo com a Defesa Civil, o período chuvoso não foi suficiente para encher os reservatórios d’água em boa parte das cidades da região semiárida. O órgão já monitora regiões que necessitarão de abastecimento com caminhões-pipa. “Buscamos encontrar, em cada município, a alternativa mais viável do ponto de vista econômico e que permita segurança para que a população seja abastecida”, finalizou Dias.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí
Mais notícias
-
Atuação nos municípios | 05/01/2026, 13:33h
Prefeito Pompilím assume a presidência da Associação Piauiense dos Municípios
Como novo presidente da APPM, o prefeito de São Miguel do Tapuio disse que vai buscar compensação por perdas do IR.
-
Serviços odontológicos | 26/12/2025, 10:24h
Consultório Dr. João Felipe Melo é inaugurado e amplia serviços odontológicos em São Miguel do Tapuio
Novo espaço de Odontologia Integrada oferece atendimento moderno, humanizado e diversas especialidades para a população do município.
-
Visão em Dia | 21/12/2025, 11:06h
PAX União oferece Consultas Oftalmológicas gratuitas em São Miguel do Tapuio
Ação acontece nos dias 29 e 30 de dezembro e beneficia sócios e dependentes com atendimento especializado e armações de óculos gratuitas.
-
Dinheiro na conta | 21/12/2025, 11:02h
Prefeito de São Miguel do Tapuio antecipa salários e benefícios dos servidores
Pagamento realizado no dia 19 de dezembro reforça responsabilidade fiscal e valorização do funcionalismo municipal



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões